Os sonhos de Vanessa Sena, revelação do atletismo brasileiro

Ela disputa nesta semana, em Cali, Colômbia, seu primeiro mundial na modalidade, edição sub-20, e fala do planejamento da carreira


Do Comitê Olímpico do Brasil | De São Paulo (SP)

O jeito meio tímido contrasta com um sorrisão à mostra e o estilo próprio de quem tem a confiança de chegar chegando em qualquer lugar, seja no treino ou na competição.

Vanessa Sena, promessa do atletismo brasileiro (salto em distância), traz os elementos típicos de uma adolescente ao se apresentar com as unhas pintadas por “emojis”.

Mas, ao mesmo tempo, essa jovem de apenas 17 anos carrega consigo um crescimento no esporte que já a coloca no rol das principais atletas do país no salto em distância.

MUNDIAL SUB-20

Buscando esse equilíbrio e potencialidade, Vanessa disputa nesta semana seu primeiro Mundial, a edição sub-20 da modalidade, em Cali, na Colômbia.

Em abril deste ano, ao disputar o Campeonato Paulista, a jovem fez a marca de 6,35m e, naquela época, assumiu a liderança do ranking mundial.

Atualmente, ela ocupa a quinta colocação da lista e é a esperança de medalha para o Brasil no Mundial Sub-20 de Cali.

Nesse, além do salto em distância, ela vai disputar também o revezamento 4 x 100m rasos.

Vanessa se mostra tranquila e confiante no planejamento de carreira.

“Eu me sinto à vontade, não me sinto pressionada. Tento levar da maneira mais leve e trazer para mim da forma mais leve também, até porque eu tenho 17 anos, não tenho que ficar me cobrando muito também. Ainda tem muita coisa para acontecer na minha carreira”, afirma.

Paulistana do Capão Redondo, região com um grau mais elevado de vulnerabilidade social em São Paulo, Vanessa foi descoberta para o atletismo em um festival escolar há cinco anos, e desde então treina no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na capital mesmo, com seu técnico, Alexandre Moratto.

CAMINHO PELA FRENTE

Dentro do planejamento de base, a atleta divide o foco entre as provas de salto, 100m e 200m rasos, e acredita que tem um longo caminho pela frente no atletismo. Detalhe: com uma meta bem definida.

“Acredito que estou evoluindo bem, ainda tenho muito o que melhorar e ajustar tanto no meu salto quanto na corrida. Até a categoria adulta tem muito chão, muita coisa para conquistar ainda. No futuro, como todo atleta, sonho chegar nos Jogos Olímpicos. Paris 2024 está logo aí, quem sabe eu não consigo uma medalha olímpica?! Eu acredito em mim, tenho potencial. É o meu maior sonho e vou correr atrás dele para conseguir realizá-lo”, ressalta.

“Apesar de ser tímida”, continua ela, “eu sou uma pessoa bem divertida e gosto de sempre estar sorrindo. Tento sempre estar bem para cima, gosto de mudar meu cabelo quando dá, de fazer meu “baby hair’ (tipo de penteado), pintar as unhas de ‘carinhas’. É uma forma de chamar a atenção, que gosto, e de dizer ‘cheguei, estou aqui’!”.


Imagem em destaque: Vanessa Sena sorri sentada na pista de corrida para o salto em distância. Foto: Terni Castro




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =