É o próprio Banco Central que avisa: pico da inflação ainda está por vir

Acumulado em 12 meses deve ter maior percentual em abril ou maio, afirma o presidente da instituição. Energia e combustíveis pressionam


Por Welton Máximo e Luciano Nascimento, repórter da Agência Brasil | De Brasília (DF)

A inflação no acumulado de 12 meses atingirá o pico em abril ou maio.

A advertência é do próprio presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Segundo ele, a quebra de algumas safras e a alta do petróleo no início do ano fizeram o BC ajustar as estimativas.

Até recentemente, o Banco Central acreditava que a inflação atingiria o ponto mais alto em janeiro e fevereiro, antes de começar a desacelerar.

Para ele, o Brasil está sendo pressionado por fatores internacionais, mas a inflação brasileira tem peculiaridades, com os preços de energia e de combustíveis subindo mais que no resto do mundo.

ENERGIA E COMBUSTÍVEIS

O presidente do Banco Central apresentou uma estimativa segundo a qual o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) estaria em 6,7% nos 12 meses terminados em janeiro se os custos de energia e de combustíveis estivessem na média de outros países.

No mês passado, o índice estava em 10,38% no acumulado de 12 meses.

Campos Neto deu as declarações na última sexta, dia 11, em evento promovido pelo grupo Esfera Brasil, que reúne empresários.

Ele disse que o aumento da inflação no mundo não decorre de problemas de oferta, mas de deslocamento de demanda após a retomada econômica em vários países após as fases mais agudas da pandemia de covid-19.

“Quando olhamos os gargalos, não dá para dizer que é [escassez de] oferta com a produção crescendo tanto. Quem acreditava que era um problema de oferta está revendo”, afirmou. “Houve deslocamento não só na demanda por bens, mas também por energia. A produção de bens gasta seis vezes mais energia”, acrescentou.

Já nesta segunda-feira, dia 14, o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central – e que traz projeções feitas pelo mercado financeiro – aponta que em 2022 o Brasil deve ter inflação (IPCA) de 5,5%.

É a quinta vez que o mercado projeta alta da inflação neste ano. Há uma semana, a projeção do mercado era que a inflação terminasse o ano em 5,44%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,09%.


Imagem em destaque: contas para lidar com a inflação, por Marcello Casal Jr./Agência Brasil




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =