Semana David Capistrano aborda educação em saúde

Evento, que ocorre desde 2014 no mês de novembro, em Santos, homenageia um dos maiores nomes da história do SUS e da gestão pública brasileira


Com informações da Prefeitura de Santos | De Santos (SP)

Prossegue nesta quinta-feira, dia 11, e nesta sexta, dia 12, a Semana da Saúde Pública David Capistrano.

O evento ocorre em Santos, no campus 3 do Centro Universitário Lusíada (Unilus), no Macuco (Rua Batista Pereira, 265).

A Semana David Capistrano faz parte do calendário oficial do município desde 2014.

É o momento dedicado ao encontro de gestores e de representantes da sociedade para a discussão de políticas na área.

Da programação da Semana David Capistrano nesta quinta faz parte 1ª Conferência do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, a partir das 9h.

Na conferência, serão votadas as propostas que foram elaboradas nas pré-conferências, realizadas por áreas (Zona Noroeste, Orla/Zona Intermediária, Morros e Centro Histórico/Área Continental) no fim de outubro, para composição do plano propriamente dito.

Na sexta, haverá seminário sobre “Território e Saúde Mental: Acolhimento, Escuta e Cuidado na Comunidade”, das 9h às 16h. Esse seminário é direcionado a trabalhadores do SUS, professores e alunos da saúde e usuários do serviço.

A abertura da Semana David Capistrano ocorreu na sexta passada, dia 5, com uma palestra do médico sanitarista e professor Arthur Chioro. Ele é servidor de carreira da Secretaria de Saúde de Santos, e foi ministro da saúde no governo Dilma Rousseff, destacando-se na condução do programa ‘Mais Médicos’.

A Semana David Capistrano homenageia David Capistrano da Costa Filho. Ele foi líder estudantil e político (foi filiado ao MDB, PCB e PT), secretário de Saúde de Bauru e de Santos, prefeito de Santos (1993-1996), além de ter atuado no ministério da Saúde ao lado do então ministro José Serra.

Nessa trajetória, foi dos principais autores do modelo do SUS, além de ter implementado em Santos programas que foram nacionalizados, como o de prevenção e tratamento da aids, humanização da saúde e de renda básica (o ‘Toda Criança na Escola’, precursor do Bolsa Família).

Todo o acervo de David Capistrano Filho, que ilustra seu trabalho e legado, foi doado à Fiocruz. Saiba mais aqui.

Capistrano nasceu em Recife (7 de julho de 1948) e morreu em São Paulo (10 de novembro de 2000), por complicações do fígado, consequentes de um tratamento contra a leucemia pelo qual passara dez anos antes.


Imagem em destaque: David Capistrano quando prefeito de Santos (1993-1996). Foto de acervo da família.




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =