Independência do Brasil: a pedagogia de Paulo Freire, em documentários

Centenário de Paulo Freire documentários

Você pode assistir aqui, gratuitamente, a obras audiovisuais que resgatam o legado do educador, que completaria 100 anos agora em 2021


Por Bárbara Vida, da página do MST | De São Paulo (SP)

A Jornada do Centenário Paulo Freire, realizada durante todo o ano de 2021 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reúne diversos materiais que mostram a pluralidade do Patrono da Educação brasileira, uma vez que sua obra convida a pensar e incidir em uma prática educativa plural e igualitária.

[A Independência do Brasil se faz constrói com a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire]

Para instigar ainda mais a reflexão, compreensão e ação, selecionamos obras audiovisuais que dão um panorama desse legado.

Aqui vão elas:

As 40 Horas de Angicos (1963)
(Documentário, 11min, Produção do Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, Roteiro Luiz Lobo)

Após experimentos iniciais no MCP e na CEPLAR, Paulo Freire sistematizou a alfabetização de adultos no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e, em 1963, realizou a experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte. O sucesso dessa experiência, alfabetizando 300 pessoas em 40 horas, e a vitalidade dos movimentos sociais no período, especialmente estudantil, provocou a escalada do sistema em todo o país. Em fins de 1963 foi elaborado o Plano Nacional de Alfabetização, visando alfabetizar cinco milhões de jovens e adultos em dois anos. O PNA teve início no Estado do Rio de Janeiro, mas foi interrompido logo após o golpe militar de 1964.

Paulo Freire – Contemporâneo (2006)
(Documentário, Brasil, 2006, 52 min, direção Toni Venturi)

Um tocante documentário para TV sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire. O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização vai tirando os excluídos.

De Pé no Chão se Aprende a Ler (1961)
(Documentário, 15min. 44seg, direção Heinz Forthmann

A campanha foi criada em Natal em fevereiro de 1961, sendo prefeito Djalma Maranhão e Moacyr de Góes secretário de educação. Implantou o ensino primário para crianças nos bairros pobres, em escolas de chão batido, cobertas de palha e metodologia inovadora. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura, museus de arte popular. Ampliou-se com a alfabetização de adultos pelo Sistema Paulo Freire e pela campanha De pé no chão também se aprende uma profissão.

Paulo Freire: Educador do Povo (2021)
(Curso online, Organizado pelo Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia (MST-PE).

O Centro de de Formação Paulo Freire organizou o curso “Paulo Freire: Um Educador do Povo!”, que aborda o papel da educação na transformação social a partir dos estudos de Freire e a relação da Reforma Agrária Popular e Educação Popular para a libertação dos povos. A filosofia de Paulo Freire foi um dos pilares da educação libertadora e popular para o modelo e formação ideológica do Movimento Sem Terra.

Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire
(Série, 51 min, direção Tania Quaresma)

O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Entre os pensadores escolhidos para compor os próximos documentários estão Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Madre Cristina, Paulo Freire entre outros.

Paulo Freire, um Homem do Mundo (2021)
(Série, Brasil, direção: Cristiano Burlan)

Série documental em cinco episódios sobre o pensador brasileiro que é referência mundial na educação.

GLOSSÁRIO

Indicamos ainda o glossário audiovisual do educador Paulo Freire.

Trata-se de um acervo de vídeos online, que tem como organizadores o Instituto Paulo Freire (SP), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais.

O glossário composto, atualmente, por mais de trezentos verbetes de vídeo, sendo estes abordados pelo educador em diferentes temáticas tanto educacional como experiências de vida compartilhadas por Freire.

No glossário há vídeos e áudios do educador, editados conteúdos audiovisuais e preparado um espaço virtual para disponibilização e download dos vídeos para o público.

O link para acessar é este: http://glossario.paulofreire.org.

CENTENÁRIO

Paulo Freire completaria 100 anos, agora em 2021.

Nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921. E morreu em São Paulo, em 2 de maio de 1997.

O site Centenário Paulo Freire reúne a agenda de atividades e informações em celebração aos 100 anos do educador: www.centenariopaulofreire.org.


Imagem em destaque: arte de divulgação, do MST.




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =