África do Sul conta com a ajuda de Cuba no enfrentamento da pandemia

Missão de médicos cubanos completou um ano de atuação no país africano. Confira vídeo registrando o retorno dos profissionais a Havana


Por Liz Conde Sánchez, do Granma | De Havana (Cuba)

Médicos cubanos que auxiliam a África do Sul no enfrentamento da pandemia de covid-19 começam a retornar a Havana, com o compromisso cumprido.

A missão de saúde de Cuba no país africano começou há um ano.

São profissionais especializados, e referência em todo o mundo, em situações de desastre ou de grandes epidemias.

No último sábado, um terceiro grupo 31 profissionais chegou de volta a Cuba.

Só essa equipe atendeu pelo menos 50 mil pessoas, sendo que metade delas (25 mil) diagnosticadas com covid-19.

O chefe da brigada médica, Yoel Antonio Milanés López, contou que o chegaram à África do Sul no momento em que a pandemia exigia forças, e que foi feito o possível para diminuir os impactos na população.

Essa terceira formação cubana foi constituída por 18 médicos especialistas em Medicina Geral Integral, três licenciados em Eletromedicina, cinco em Gestão da Informação e outros cinco em Higiene e Epidemiologia.

 A equipe enfrentou um cenário muito difícil em três províncias: Mpumalanga, Eastern Cape e Gauteng Nelas, onde se reportava grande quantidade de casos positivos do Sars-Cov-2.

ASSISTÊNCIA DIVERSIFICADA

Ali, ademais de assistir pacientes infectados ou com suspeita de, os profissionais de Cuba também realizaram trabalhos de testagem e pesquisa, e ainda auxiliaram em outras intervenções médicas – em cirurgias, partos naturais e cesáreas.

Igualmente, destacou-se a atuação da equipe na reparação e no suprimento de equipamentos e dispositivos fitossanitários.


Imagem em destaque: a chegada de médicos cubanos na África do Sul. Foto: Ariel Cecilio/Granma



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =