Vocalizar poemas para cuidar bem da mente

Oficina gratuita promovida pela UFG, na modalidade remota, aberta à comunidade, promove terapia psicológica a partir da arte


Do Jornal da UFG | De Goiânia (GO)

Vocalizar poemas como forma de promover a saúde mental é a proposta de uma oficina que está sendo oferecida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Ao longo de dez encontros a atividade integra práticas de vocalização de poemas com atividades de promoção de saúde mental.

O curso será realizado de 3 de maio a 2 de junho, às segundas e quartas das 14 às 15h30, ao vivo pelo google meet.

O evento é aberto à comunidade em geral.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, pelo link: http://eventos.ufg.br/vbv2021.

Mas como vocalizar poemas pode auxiliar na saúde mental?

O psicólogo Robert Veras, também da UFG, explica que os encontros de vocalização de poemas são a aplicação tanto de uma estratégia de redução de tensão emocional por meio da expressão oral, como uma estratégia de facilitação de novas fontes de satisfação por meio do engajamento de uma atividade lúdica em grupo.

As práticas de vocalização incluem as seguintes etapas:

  • Exercícios de aquecimento: correspondem a um conjunto de práticas de aquecer a voz antes do trabalho de vocalização propriamente dito, quanto a exercícios de modulação de altura, tom, timbre e textura da voz prévia ao ato de vocalizar, podendo incluir exercícios de respiração, alguns dos quais às vezes são combinados com exercícios de alongamento do corpo para relaxamento, com alongamento do pescoço, braços, tronco e até das pernas
  • Formas de vocalizar poemas: serão consideradas, de imediato, a leitura silenciosa e a leitura branca. A primeira, tanto sobre um ou mais poemas desconhecidos quanto sobre um ou mais poemas conhecidos por quem fará a vocalização , ocorre sem recurso à voz, como leitura de reconhecimento do texto (no caso de poema/s desconhecido/s) ou de rememoração do texto (no caso de poema/s conhecido/s). Já a leitura branca é aquela pela qual se faz uso da voz, contudo, com performance limitada ao que o texto tem de registro na escrita.
  • Performances para vocalizar poemas: serão considerados alguns modos, dentre os quais têm destaque a vocalização rítmica, em respeito ao corte dos versos, com ênfase a cada final de verso, a vocalização cursiva, que não leva em conta o corte a cada final de verso, e modos performáticos, de interpretação um tanto quanto cênica ou dramática com modulação da voz e expressividade facial e/ou corporal conforme o/s poema/s vocalizado.

Robert Veras informa ainda que os encontros da oficina que serão dedicados ao tema da saúde mental vão abordar dois assuntos de forma inter-relacionada: regulação emocional e comunicação interpessoal.

O psicólogo explica:

“Ao falar de regulação emocional, vamos convidar a pessoa a olhar para seus processos internos de adaptação ao mundo, a partir de um recorte do programa Cultivando o Equilíbrio Emocional. Ao falar de comunicação interpessoal, por sua vez, vamos convidar a pessoa a olhar para o seu comportamento verbal, abordando os elementos da Comunicação Não-Violenta. A ideia é que as práticas de vocalização de poemas sejam acompanhadas de um treinamento em consciência emocional e relacional visando saúde mental e qualidade de vida. Nesse sentido, faremos exposições orais dialogadas, práticas contemplativas dirigidas e dinâmicas de comunicação em grupo. Vale ressaltar que se trata de um processo pedagógico, a fim de que não se confunda com psicoterapia em grupo.”

SARAU VIRTUAL

Por sua vez, a psiquiatra Manuella Rodrigues, da UFG, adianta que a interação dos participantes vai ocorrer no decorrer dos encontros, por meio das rodas de conversa sobre saúde mental para debater o tema da aula do dia e nas práticas coletivas de vocalização de poemas. Estes serão preparatórios para a apresentação de um sarau virtual, no fim do curso.

Segundo a psiquiatra, o projeto está estruturado em dez encontros virtuais de uma hora e meia, numa frequência de dois encontros por semana, e está previsto que o participante dedique mais uma hora por semana para treinar os exercícios de vocalização dos poemas trabalhados nas oficinas.

ATIVIDADES POR DIA

Às segundas serão facilitadas rodas de conversa sobre saúde mental.

Às quartas ocorrerão as práticas de vocalização de poemas ministradas por membros do grupo “Corpo de Vozes” e poetas goianos convidados. Ou seja, encontros sobre saúde mental serão em dias diferentes dos dias de vocalização de poemas.


Imagem em destaque: arte de divulgação da oficina.



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =