50 filmes de graça, online, no Festival Varilux de Cinema Francês

São obras de diversos gêneros, inclusive para crianças. A tradicional mostra se soma aos esforços para garantir o distanciamento social em tempos de pandemia.


Do Le Monde Diplomatique Brasil | De São Paulo (SP)

O Festival Varilux de Cinema Francês acontece no mês de junho, sempre levando o melhor da cinematografia francesa recente para os cinemas de todo o Brasil. Porém, em tempos em que a recomendação é ficar em casa diante do avanço da pandemia de covid-19 no Brasil, a edição 2020 precisou ser adiada para data ainda não confirmada.

Mas os fãs do evento não ficarão desamparados. Por quatro meses, eles terão a chance de ver e rever longas-metragens, em sua maioria de edições passadas no “Festival Varilux Em Casa”.

Lançado dia no fim de abril, o projeto conta 50 filmes exibidos, via streaming, até agosto. E o que é melhor: de graça!

A iniciativa vem da união entre a Embaixada da França, a Essilor/Varilux, a produtora Bonfilm – organizadora do festival – e a Looke, plataforma brasileira de streaming, tornando possível a exibição dos filmes de forma fácil e intuitiva.

“Neste momento, em que a indicação é o isolamento social por conta da pandemia e que muitas pessoas devem enfrentar problemas financeiros, queremos ser solidários e propor uma programação de qualidade para entreter e ajudar a passar os dias de quarentena”, dizem Emmanuelle e Christian Boudier, organizadores do Festival.

O público poderá descobrir ou reencontrar sucessos de edições passadas, além de rever grandes astros franceses em cena, como Gérard Depardieu (Tour de France), Isabelle Huppert (Branca Como Neve), Catherine Deneuve (O Reencontro; A Última Loucura de Claire Darling), Jean Dujardin (O Retorno do Herói), Juliette Binoche (Quem Você Pensa que Sou; Tal Mãe, Tal Filha; Vidas Duplas), Omar Sy (Jornada da Vida; O Doutor da Felicidade), Cécile de France (A Viagem de Fanny); Vincent Lindon (A Aparição), Virginie Efira (Um Amor Impossível) e Marion Cotillard (Rock and Roll, por trás da fama; Um Instante de Amor). Os fãs das séries francesas também poderão ficar felizes ao reencontrar atores como Camille Cottin (Tal Mãe, Tal Filha; O Mistério de Henri Pick) e François Civil (Amor À Segunda Vista; Quem Você Pensa Que Sou), agora atuando em longas-metragens.

São filmes de diversos gêneros, com legendas em português. Entre eles, comédias (Na Cama com Victoria; Amor à Segunda Vista; Finalmente Livres), dramas (Graças a Deus; A Viagem de Fanny; Através do Fogo), filmes históricos (A Revolução em Paris; O Imperador de Paris, Cyrano mon Amour) e thrillers (A Noite Devorou o Mundo; O Último Suspiro; Carnívoras).

Entre os destaques, estão produções aclamadas pelo público e pela crítica especializada. Entre eles, Graças a Deus, de François Ozon, vencedor do Urso de Prata em Berlim. O longa fala de casos de pedofilia abafados pela Igreja Católica, revelados após uma das vítimas – um homem já adulto – descobrir que o padre que o abusou ainda está em atividade junto a crianças. Outros destaques são o drama A Viagem de Fanny, no qual a corajosa personagem Fanny lidera oito crianças em uma fuga rumo à Suíça, em um contexto de ocupação nazista na França; a comédia-dramática O Reencontro, que traz Catherine Deneuve de volta às telas, vivendo a misteriosa Béatrice; e ainda o drama Quem Você Pensa Que Sou, protagonizado por Juliette Binoche, que vive um conflito entre o perfil falso que cria para si na internet e sua verdadeira identidade.

PARA CRIANÇAS

Para as crianças, ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados, para que possam assistir sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta, Um Gato em Paris, Asterix e o Domínio de Deuses e Asterix e a Poção Mágica.

O gaulês Asterix é o personagem de quadrinhos mais famoso da França. A animação Asterix e a Poção Mágica fez grande sucesso na França, onde foi visto por mais de 4 milhões de espectadores. O filme participou do Festival Varilux de Cinema Francês de 2019 e estreou nos cinemas em versões legendadas e dubladas, com Gregório Duvivier dando voz a Asterix.

No filme, o velho druida e protetor da aldeia, Panoramix, é o foco da nova aventura. Ao cair de uma árvore durante a colheita de visco, ele decide que é hora de repassar seu manto e garantir o futuro da aldeia. Acompanhado por Asterix e Obelix, ele parte em uma viagem pela Gália em busca de um jovem druida bom e talentoso para transmitir o Segredo da Poção Mágica.

Asterix e a Poção Mágica foi o primeiro roteiro totalmente original sobre os gauleses criados por René Goscinny e Albert Uderzo há 60 anos. A animação resgata a magia e essência dos quadrinhos clássicos ao mesmo tempo em que apresenta temas nunca antes discutidos nas histórias de Asterix e seus amigos, como o protagonismo feminino e questões relacionadas à transmissão do conhecimento. René faleceu em 1977 e Alberto em março último.

PÚBLICO FIEL

Esse presente para o público só foi possível graças à participação dos distribuidores A2 Filmes, Bonfilm, California Filmes, Looke e Mares Filmes. Raphaël Ceriez, Adido Audiovisual da Embaixada da França, agradece a participação deles na iniciativa: “No atual cenário, que é inédito, no qual as restrições impostas pela crise mantêm os cinemas fechados, nos orgulhamos de nos juntar à Essilor Brasil e aos distribuidores para compartilhar com o nosso público confinado essa seleção dos melhores filmes vistos nas últimas edições do Festival Varilux de Cinema Francês”.

Guilherme Nogueira, Diretor de Marketing da Essilor/Varilux Brasil, patrocinadora master do evento nas salas de cinema e dessa edição Em Casa, comenta: “o Festival Varilux de Cinema Francês conta com um público fiel todos os anos, e poder oferecer essa opção de entretenimento gratuito para os que estão em casa é motivo de grande orgulho para a Essilor. Esperamos que, com a seleção dos melhores filmes exibidos até hoje, as pessoas experimentem bons momentos em casa e ajude a tornar os dias mais agradáveis.”

Realização Bonfilm. Patrocinadores do Festival Varilux Em Casa: Essilor/Varilux e Embaixada da França. Apoio de mídia: Adorocinema, Folha de São Paulo, Ingresso.com, Le Monde Diplomatique Brasil e Revista Piauí. Apoio cultural: Aliança Francesa Brasil e Unifrance.


Imagem em destaque: arte de divulgação do Festival Varilux em Casa


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =