Crônica indagação. Por G.O.Aragão

Direto do facebook, em resposta ao “no que você está pensando?”, sobre um Caetano Veloso politicamente medroso, e sua “Irene”.


CRÔNICA INDAGAÇÃO
Por Geraldo Oliveira Aragão | Do Rio de Janeiro (RJ)

Bom dia, caríssimo amigo e leitor.

Talvez você nunca tenha se dado conta de que quando lê um texto meu eu esteja a responder a uma pergunta constante do cabeçalho deste formulário eletrônico, qual seja: Em que estás a pensar?

Hoje ao ligar o netbook lembrei-me da música “Irene” e botei para ouvir; longe de ser uma das melhores do autor, mas cada um valoriza segundo o contexto que o marcou.

Como exemplo falo de um amigo que é de extremo bom gosto quando se trata da MPB, especialmente, mas tem seu momento “brega”, porque aquelas músicas, maldosamente rotuladas de bregas, marcaram a sua adolescência quando animador de parque de diversões e manipulador de babau, lá pela terra de Jackson do Pandeiro, que também é a sua – Alagoa Grande-PB

Onde quero chegar; o grande artista baiano, Caetano Veloso (autor da “Irene”), embora politicamente medroso, tem uma frase instigante que pode ser aplicada em situações distintas da original: “mete o cotovelo e vai abrindo caminho”

(frevo novo)

Os questionários “abertos” não estão restritos as respostas sim e não; para responder perguntas genéricas ou retóricas é preciso divagar “devagarmente” por todos os meandros filosóficos até encontrar a “pedra de toque”.

Não escrevo por compulsão, como se tivesse sendo acossado por espíritos que animaram almas poéticas, como se obsessores fossem (até que não seria tao ruim assim), mas pela inquietude de um ser pensante que não se contenta em ser mero espectador dos tristes fatos que nos afugentam ou das eufóricas alegrias carnavalescas ou de uma partida de futebol onde seu time seja “legalmente” declarado vencedor.

G. O. Aragão – Rio, 09 de fevereiro de 2020



Imagem em destaque: reprodução da capa do compacto “Irene”, de Caetano Veloso.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =