“Encontro Mestres do Mundo” reúne tradições populares do planeta no Ceará

Evento ocorre de 4 a 7 de dezembro, em Sobral, com diversas atividades, todas gratuitas. É a 13ª edição – desde 2005, o encontro percorreu outras cidades.


Do site do evento | De Sobral (CE)

Chegando a sua 13ª edição, o Encontro Mestres do Mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), começa nesta quarta, dia 4, e segue até sábado, dia 7, em Sobral (CE).

O evento reúne os Tesouros Vivos da Cultura – os mestres e mestras da cultura, grupos de tradição e coletividades do Ceará, e de outros cantos do Brasil e do mundo.

O Encontro é uma oportunidade singular de vivenciar a diversidade da cultura popular tradicional, por meio da convivência com os guardiões que mantêm vivas as tradições.

Conta com a participação de mestres e grupos locais, regionais e internacionais, promovendo a integração e a troca de experiências.

Expressões de linguagens variadas se juntam em uma arena onde os mestres apresentam e transmitem seus saberes e seus fazeres.

Na edição do Encontro de 2019 serão diplomados 14 Tesouros Vivos, dentre eles 11  Mestres da Cultura, 2 Grupos de Tradição e uma Coletividade. Além dessa titulação, desde o X Encontro Mestres do Mundo em 2017, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) concede o título de “Notório Saber em Cultura Popular” aos mestres titulados pela Secult. Nesta edição serão 11 Mestres da Cultura agraciados com esse título. No presente momento, o Estado do Ceará possui, em atividade, 78 Mestres da Cultura Tradicional Popular, 13 Grupos de Tradição e 3 Coletividades.

MAIS SOBRE O ENCONTRO

Em outras doze edições, o Encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Crato e Aquiraz, com programação itinerante nos municípios de Barbalha, Crato, Jaguaruana, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Russas, Pindoretama e Cascavel, caracterizando-se como uma ação de democratização do acesso a bens e serviços culturais que tem por objetivo atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na lei que instituiu o programa “Tesouros Vivos do Cultura” (Lei Estadual nº 13.842, de 27 de novembro de 2006).

Ao longo do tempo, as edições do Encontro Mestres do Mundo foram concentradas nas macrorregiões do Vale do Jaguaribe e do Cariri. “Após duas edições seguidas realizadas em Limoeiro do Norte, em 2016 e 2017, tendo em vista as orientações do Plano Estadual de Cultura e da carta supracitada, assim como a importância da ampliação da promoção dos saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense nas diversas regiões do Ceará, compreendemos ser fundamental a realização do evento em municípios de outras macrorregiões do Estado, como foi em 2018, em Aquiraz, e será agora em Sobral”, justifica o coordenador de Patrimônio e Memória da Secult .

Com doze edições realizadas, desde 2005, o Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 2017, o Encontro ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – MinC), maior do Brasil na área de Patrimônio Cultural. O evento foi agraciado na categoria III, como uma iniciativa de excelência na promoção do Patrimônio Cultural.


Imagem em destaque: dança em edição anterior do evento. Foto de divulgação.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =