Bancos privados lideram ranking de reclamações

Pan, BMG e Bradesco são os campeões de queixas entre as grandes instituições; Fact, Safra e Novo Banco Continental lideram lista entre as menores.


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Em dois rankings de reclamações contra instituições financeiras no Brasil, bancos privados estão nas três primeiras posições, em cada um desses rankings, feitos pelo Banco Central e que trazem dados referentes ao primeiro trimestre de 2019.

Um dos rankings traz as instituições com mais de 4 milhões de clientes. Nesse caso, o Pan ficou com a primeira colocação, seguido do BMG, em segundo, e o Bradesco, em terceiro.

No ranking das instituições com menos de 4 milhões de clientes, também as três primeiras posições ficam com bancos privados, nesta ordem: Facta Financeira, Safra e Novo Banco Continental.

No total, entre janeiro e março deste ano o Banco Central recebeu 12.837 reclamações contra todas as instituições financeiras, em todo o país.

A maior parte das reclamações se refere à oferta ou prestação inadequada de informação a respeito de produtos e serviços; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito também são problemas comuns relatados.

São diversas as irregularidades denunciadas pelos clientes – a lista completa, com quase 100 itens, pode ser conferida neste link, clicando aqui.

O telefone 145 do Banco Central ou o campo “fale conosco” no site da instituição (bcb.gov.br) são os primeiros meios para registrar reclamações contra as instituições financeiras.


Imagem em destaque: sede do Banco Central em Brasília. Foto de Marcello Casal Jr./Agência Brasil


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =