Inspirada no animal de estimação da família, a jornalista Tina Demarche publica seu primeiro livro para o público infantil; lançamento é sábado, em Curitiba, junto com outra obra, de Cintia Végas
Por Wagner de Alcântara Aragão
Com quase 30 anos de profissão, uma das mais competentes e versáteis jornalistas do Paraná, Tina Demarche se envereda agora na literatura também. Neste sábado, dia 20, Tina lança “Eu sou a Brisa, uma cachorrinha feliz!”, seu primeiro livro, e destinado ao público infanto-juvenil.
Em entrevista à Rede Macuco, Tina Demarche conta como amadureceu o antigo sonho de escrever para crianças, fala da felicidade em ver esse sonho concretizado e conta que já pensa em publicar um próximo livro.
O lançamento de “Eu sou Brisa…” ocorre em Curitiba, na Casa Poppins, em evento com brincadeiras para os pequenos e pequenas.
Também será lançado no evento “A menina, o besouro, a lagartixa e o opilião”, da igualmente competente jornalista Cintia Végas, amiga e uma das grandes incentivadoras de Tina no desafio de estrear na literatura infantil (na foto acima, à esquerda, ao lado de Tina).
Confira os tópicos da conversa:
Sonho antigo
Tina conta que escrever para crianças era um sonho antigo, alimentado pelo menos “desde a época da faculdade”. Mas, em razão das circunstâncias – dois empregos, filho para criar – a concretização ia sendo sempre adiada. Até que, no segundo semestre do ano passado, com Brisa, a cachorrinha de estimação da família, “bem velhinha”, Tina começou a escrever histórias do animalzinho, e da história de convívio da família com a cachorrinha. “Quando a Brisa morreu, em setembro, pensei, ‘agora tenho que finalizar essa história’. Vi que não podia esperar mais. Brisa foi minha companheira por 15 anos, escrever sobre ela, a história dela, foi uma forma de homenagear.”
Virando realidade
A colega de profissão Cíntia Vegas foi quem “deu o empurrão” para que a história fosse transformada em livro, afirma Tina. O contato com uma ilustradora – Mariana Basqueira, de Ribeirão Preto (SP) – também fez Tina se decidir por publicar o livro. “Mandei fotos da Brisa para ela, fotos da minha mãe, do veterinário da Brisa. Com as fotos, a Mariana fez um trabalho maravilhoso, com traços delicados. A Mariana foi de uma sensibilidade fantástica. Com a ilustração, pensei, ‘fazer tudo isso e não publicar?’ A ilustração está muito bonita, não podia guardar pra mim”. A resposta que Tina se deu foi sim, sim, o projeto tinha de virar realidade. “Foi então que entrei em contato com a Cláudia Moreira, que é jornalista, radicada em Curitiba, que abriu uma editora há pouco tempo [a Ponto Vital]”. E o livro, enfim, está saindo do forno – uma primeira edição com 100 exemplares estará disponível para ser adquirida no lançamento, sábado agora, 20 de maio.
Processo de criação
A história contada no livro de Tina é real, não inventada. O que exigiu criatividade foi transformar a narrativa numa narrativa palatável ao público infanto-juvenil. Acostumada a escrever muito, e bem, mas textos jornalísticos, o desafio seria acertar no gênero literário (mais que isso: literário infanto-juvenil). Tina ressalta que não encontrou muita dificuldade em se adaptar. “Foi muito prazeroso todo o processo. Desde a [concepção da] ideia, a linguagem [empregada]… Sempre fui muito ligada a livros infantis, incentivadora de leitura para o meu filho, lia muito junto com ele. Tudo veio muito espontâneo, com a preocupação de não escrever termos muito difíceis. Escrevi muito do coração. Foi mais fácil do que pensei.”
Um próximo livro?
A familiaridade com o gênero, o prazer em escrever para crianças, tudo isso faz Tina planejar um novo livro. “Estou pensando em seguir com a historinha da Brisa”, adianta. Até sábado, a expectativa se concentra, porém, no evento de lançamento. “Dá um friozinho na barriga… Estou dividida em duas sensações: o receio de não ir ninguém ou de ir muita gente e não ter livro para todo mundo”, confessa, com graça. “E o lugar de lançamento é especial, a Casa Poppins, com espaço para brincadeiras, vai ter uma cuidadora para as crianças…”
Fica o convite: o evento de lançamento ocorre das 10h às 13h, e a Casa Poppins fica na Sociedade Urca (Rua Albano Reis, 170, Ahú), em Curitiba.
——–
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com
——–
Com certeza será sucesso. Vou garantir o meu exemplar. Afinal estou viajando de SP para Curitiba para este lançamento,com muito orgulho pois sou amiga pessoal da família. Não poderia ficar de fora deste dia de muita emoção.