Estamos na Semana do Cérebro

Saiba o que é, qual o objetivo e como participar das atividades, que ocorrem até segunda que vem, dia 20 (exceto nesta quarta, dia 15)

| Da Organização do evento, do Rio de Janeiro

Palestras, fóruns, oficinas, visitas a laboratórios, competições e outras atividades com o intuito de exercitar os neurônios e despertar na sociedade atenção especial para a mente compõem a Semana do Cérebro, que está na sétima edição. O evento ocorre nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, e também na Grande São Paulo. A participação é gratuita.

O texto a seguir, da organização da Semana do Cérebro no Rio, dá mais detalhes. Acompanhe:

A “VIII SEMANA DO CÉREBRO: Entendendo ConsCiência” é uma ação promovida por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/IBCC/Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ) e pela Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com várias instituições de ensino e divulgação científica, dentre elas: Espaço Ciência Viva (ECV e UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  Museu da Vida e Museu da Patologia (Fiocruz), Escola de Administração Judiciária (ESAJ), Faculdades São Fidelis (Fasfi) e DESPERTA.

Trata-se de uma iniciativa alinhada com a proposta internacional da Brain Awareness Week (BAW – Semana Internacional de Conscientização sobre o Cérebro), voltada para conscientização de alunos, pais, professores e comunidade em geral sobre a importância das neurociências. Além disso, a partir da participação do Projeto “Consrtuindo o Saber” (IBCCF/UFRJ) é feita uma visão integrativa entre as neurociências e aparasitologia (descobertas, prevenções de doenças, dentre outros).

Serão desenvolvidas atividades como:

  • Palestras,
  • Fóruns Temáticos,
  • Oficinas,
  • Atividades Práticas (Museu Itinerante de Neurociências, Clube de Arte+Ciência e Construindo o Saber),
  • VisiLab (visitas guiadas aos laboratórios que trabalham com neurociências na UFRJ),
  • Exposições de Arte e Ciência,
  • IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro.

O tema deste ano será “Entendendo ConsCiência” e o sistema nervoso será apresentado ao público em relação aos seus mais diversos aspectos (funcionais e alterados). Além disso, buscamos proporcionar uma visão sobre os comportamentos e a relação entre o indivíduo e a sociedade.

Informações sobre como participar ou levar sua escola nas ações podem ser consultadas em http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro/. Quer participar como voluntários nas oficinas práticas e aprofundar seus conhecimentos sobre neurociências? Venha ser voluntário: http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro/?page_id=133.

DATAS – Ocorrerá no período de 13 a 18 de março de 2017, promovendo diversas atividades focadas na divulgação científica e popularização de neurociências e parasitologia.

META – Estimular a curiosidade dos visitantes sobre como as neurociências estão presentes em seu cotidiano, auxiliando a despertar vocações e fornecer recursos para que professores do ensino das séries iniciais, fundamental, médio e superior possam levar o tema “neurociências” para a sala de aula e para espaços não-formais de ensino.

SOBRE A ORIGEM DA SEMANA DO CÉREBRO (Brain Awareness Week) – Desde 2010, ininterruptamente, Ciências e Cognição organiza atividades relacionadas com a Semana do Cérebro. A ação agrega, no estado do Rio de Janeiro, diversas instituições parceiras, além de voluntários. A Semana do Cérebro faz parte da iniciativa internacional Brain Awareness Week (BAW), coordenado pela instituição Dana Foundation.

——-

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Contribuir com a nossa vaquinha virtual, pro custeio de despesas e investimentos em material, clicando aqui.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——-

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =