Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, online e gratuita

São 24 filmes em exibição, além de debates e oficinas. Promoção é do Centro Cultural Banco do Brasil


Da Revista Intertelas | De Niterói (RJ)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza de 29 de julho a 23 de agosto a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.

A mostra é online e tem acesso gratuito – basta preencher um cadastro.

Além da exibição diária dos filmes, serão realizados oficinas, palestras e debates com diretores.

Conforme divulgado pela organização da mostra, ao todo serão exibidos 24 títulos.

São obras realizadas entre 2011 e 2019 que revelam a nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros – da comédia ao terror.

As produções vão desde premiados sucessos comerciais a filmes experimentais independentes que abordam temas antes pouco debatidos, de forma direta ou através de metáforas.

Todos os dias serão exibidos dois filmes.

Cada filme passa duas vezes, em horários e dias diferentes

Serão realizadas sessões inclusivas (com legenda descritiva ou audiodescrição).

O curador da Mostra, Amro Saada, egípcio naturalizado brasileiro, explica a concepção do evento:

“Mergulhada no contexto pós 2011, a Mostra apresenta a transformação da indústria cinematográfica egípcia. Evidencia a quebra de paradigmas e, principalmente, um novo olhar, que coaduna com a luta contínua pelas questões sociais, e avança para o entendimento e a percepção dos egípcios sobre sua própria identidade e estilo de vida. Com isso, soma ao debate dos direitos sociais a conscientização sobre o significado da vida.”

A sessão especial de abertura foi com o documentário “Para onde foi Ramsés?”, seguida de debate com o curador Amro Saad e o diretor Amr Bayoumi, além de um show da banda Mazaher, que fez a música do filme. Tudo foi transmitido diretamente do Cairo, a capital da República Árabe do Egito.


Imagem em destaque: arte de divulgação da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =