Oficina de redes sociais para projetos independentes, em Santos

Atividade é voltada a microempreendedores individuais e de economia solidária, produtores e artistas independentes, movimentos sociais, professores, estudantes, e a interessados em geral em conhecer um pouco mais do universo das chamadas “novas mídias”

 

Por meio do jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, com monitoria da graduanda em Marketing Lindrielli Rocha Lemos, a Rede Macuco promove em Santos a oficina “Redes sociais: linguagens midiática, comunicação e marketing progressista”.

  • Duas próximas turmas: 21 de abril e 1º de maio de 2018, sempre das 14h às 18h
  • Oficina já aplicada para turmas em 9 de dezembro de 2017 e 24 de março de 2018

A oficina é realizada na sede do Portogente (Avenida Afonso Pena, 170, cj. 61, próximo ao Canal 4/Praça Palmares), parceiro da atividade.

O objetivo da oficina é propiciar ao público um melhor aproveitamento das novas mídias nos processos de comunicação de seus projetos, ações, empreendimentos, trabalhos e causas.

Por meio de reflexões teóricas e atividade prática, os participantes obtêm um panorama das diferentes redes sociais disponíveis na internet, as principais características de linguagem e funcionalidade de cada uma dessas redes, comparativamente.

Para se inscrever, são dois passos:

  1. Enviar um e-mail com seu nome, seu e-mail, seu telefone e sua ocupação/profissão, e indicando qual data quer participar, para waajornalista@gmail.com.
  2. Efetuar o depósito referente ao valor da inscrição, de R$ 50, e enviar foto do comprovante por e-mail ou pelo whatsapp 13-92000-2399. A inscrição é efetivada após a confirmação do pagamento da taxa. A conta para depósito é: Caixa, Agência 1525, Op. 001, Conta Corrente 000022107, de Wagner de Alcântara Aragão (CPF 257.618.408-12), mantenedor da Rede Macuco.

Clique nas fotos para conferir o álbum da 1ª edição da oficina


Planejamento da oficina:

METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada, execução de atividade orientada pelos ministrantes, e apresentação, pelos participantes, dos resultados dessa atividade, ao plenum.

PROGRAMAÇÃO (tanto para dia 21/04 como para dia 1º de maio)

13h40 – Abertura da sala; recepção da turma

14h – Apresentação dos ministrantes e da turma.

14h20 – Discutindo e entendendo os conceitos: novas mídias x velhas mídias; novas tecnologias informacionais/comunicacionais; redes sociais; redes sociais de comunicação interativa.

14h40 – As principais redes sociais – histórico, desenvolvimento, estágio atual; linguagens específicas; funcionalidades; comparativo entre as redes sociais.

15h30 – Marketing Progressista: as estratégias e as ferramentas de marketing como aliada a ideias, causas; a produtores e profissionais independentes, a microempreendedores individuais. Com Lindrielli Rocha Lemos

16h – Intervalo

16h15 – Proposição de trabalho: os participantes, individualmente ou em pequenos grupos (duplas, trios), vão elaborar proposta de comunicação e marketing por meio de redes sociais (aproveitando perfis já existentes, ou criando perfis para seus projetos). Atividade orientada pelos ministrantes.

17h – Apresentação das propostas ao plenum, acompanhada de reflexões, debates e orientações gerais.

17h50 – Avaliação do evento pelos participantes; considerações finais

18h – Encerramento

MINISTRANTES

O curso é ministrado por Wagner de Alcântara Aragão, com monitoria de Lindrielli Rocha Lemos.

  • Wagner de Alcântara Aragão, jornalista e professor, mestre em Estudos de Linguagens (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR). Editor geral da Rede Macuco e docente em disciplinas de Comunicação e Marketing, em cursos técnicos da rede estadual de ensino do Paraná. Acesse aqui o currículo lattes do ministrante.
  • Lindrielli Rocha Lemos, graduanda em Marketing (Universidade Positivo, Curitiba, PR), atua na Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

—-

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Márcia Nogueira; ANTONIUTTI, Cleide Luciane; FONTOURA, Mara. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Editora Ibpex, 2008.

ARAÚJO, Júlio. Reelaborações de gêneros em redes sociais. In: ARAÚJO, Júlio. LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensinos de línguas: o que temos a aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ARROYO, Fabiana; ARROYO, Raquel Wohnrath. Letramentos digitais e o estudo de links numa rede social. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra São Paulo (sp): Editora 34, 2016 [1952-1953].

BORGES, Altamiro. BIANCHI, Felipe. Blogueir@s, uni-vos! (mas nem tanto…). São Paulo: Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, 2014.

BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro> Jorge Zahar Editora, 2006.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

______. A galáxia da internet – reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados. Tradução de Luiz Sérgio Henrique. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

GIANNOTTI, Vito. Muralhas da Linguagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2009 [2004].

LAROSE, Robert. STRAUBHAAR, Joseph. Comunicação, mídia e tecnologia. Tradução de José Antônio Lacerda Duarte. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 7ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio – reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2003.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

TEJERA, Marta H. Democracia/Ciberdemocracia: relações com o campo da Comunicação Social. In: BRITTES, Juçara (org.). Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. São Paulo: Intercom, 2013.

TORO, José Bernardo. A construção do público: cidadania, democracia e participação. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2005.