Arraial de Belô terá protocolo de proteção à mulher

Maior evento do gênero fora do Nordeste conta com formação para o “Quebre o silêncio”, que reúne informações e procedimentos para bares, restaurantes e casas noturnas e de eventos


Da Prefeitura de Belo Horizonte | De Belo Horizonte (MG)

A Prefeitura de Belo Horizonte vai oferecer formação on-line para quadrilheiros e equipes que atuarão na Vila Gastronômica do Arraial de Belô, sobre o protocolo “Quebre o silêncio”, de proteção à mulher.

As formações ocorrem nesta quarta e quinta-feira (dias 2 e 3), totalizando quatro turmas.

A expectativa da Belotur, empresa pública organizadora da festa julina da capital mineira, é que 150 pessoas participem de cada uma das formações, oferecidas pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos.

O “Quebre o silêncio” foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2024.

Reúne informações, fluxos e procedimentos para bares, restaurantes e casas noturnas a implementar medidas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco em suas dependências.

LEI E REGULAMENTAÇÃO

Um lei municipal (11.261, de 9 de novembro de 2020) torna obrigatório a esses estabelecimentos se prepararem para adotar as ações. A lei está regulamentada pelo decreto municipal 18.269, de 8 de março de 2023.

A qualquer momento, os estabelecimentos podem acessar pbh.gov.br/quebreosilencio para se cadastrar e receber as formações gratuitas oferecidas pelo município.

A subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães, explica que, além do bares e estabelecimentos da cidade, vincular o “Quebre o silêncio” a grandes eventos é uma forma de garantir proteção às mulheres a qualquer tempo.

“Temos um dos maiores arraiais fora do Nordeste e é muito importante que as mulheres belo-horizontinas saibam que elas podem curtir os festejos, que elas estarão protegidas, com equipes capacitadas para atuar na eventualidade de alguma intercorrência”, destaca.

O Arraial de Belô vai de 11 a 20 de julho. Em 2025, chega à 46ª edição.

A programação, gratuita, ocorre no Mineirinho.

Grandes nomes da música popular brasileira estão confirmados, como as cantoras Fafá de Belém, Mariana Aydar, Naiara Azevedo e Paloma Marques; a dupla sertaneja Alan e Alex e o consagrado artista Geraldo Azevedo.

O festejo terá ainda o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas e os sabores da culinária mineira na Vila Gastronômica.

Confira a programação completa em https://portalbelohorizonte.com.br/arraial.


Imagem em destaque: foto de arquivo do Arraial Belô. Foto: Foto: Wander Faria/Acervo Belotur



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =