Preços de alimentos e combustíveis recuam, aponta IBGE

Com isso, a prévia de junho da inflação (IPCA-15) no Brasil confirma trajetória de queda, contrariando o alarmismo do mercado financeiro que usa do tema para justificar abusivas taxas de juros


Com informações da Agência de Notícias do IBGE | Do Rio de Janeiro (RJ)

A prévia da inflação de junho ficou em 0,26%, após taxa de 0,36% registrada em maio.

É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quinta, dia 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O recuos nos preços de alimentos e de combustíveis contribuíram para a desaceleração da inflação.

Destaque para queda nos preços do tomate (-7,24%), do ovo de galinha (-6,95%) e do arroz (-3,44%), impactando em 0,2 ponto percentual o índice.

Já a queda nos preços da gasolina (-0,52%) foi responsável por 0,3 p.p. do IPCA-15.

O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

Na prévia de junho, a capital pernambucana teve a maior variação regional, com 0,66%, em razão da alta nas tarifas de energia elétrica residencial (4,58%) e da gasolina (3,44%).

Já o menor resultado ocorreu em Porto Alegre (-0,10%), que apresentou queda nos preços do tomate (-10,04%) e da gasolina (-2,87%).

Os resultados trazidos pela IBGE confirmam que a narrativa de inflação propagada pelo mercado financeiro, com apoio da grande mídia, não se sustenta.

A inflação é utilizada como desculpa para os constantes aumentos na taxa básica de juros da economia, a Selic. Essa taxa remunera os juros da dívida pública, dinheiro do orçamento nacional que vai para bancos e aplicadores financeiros.

Quanto mais alta a Selic, mais os super ricos rentistas ganham.

Em contrapartida, a economia como um todo perde, já que os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, desestimulando investimentos na agricultura, indústria, comércio, infraestrutura e serviços, que geram emprego e renda.


Imagem em destaque: tomates em supermercado, que registram queda de preço em junho. Foto: Helena Pontes/ Agência de Notícias do IBGE



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =