Brasil apresenta na ONU guia de atividade física para pessoas com TEA

Publicação foi produzida pelo Ministério do Esporte em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); documento está disponível gratuitamente


Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte | De Nova Iorque (Estados Unidos)

O Brasil apresentou na 18ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A apresentação foi feita nesta semana (na terça, dia 10), na sede da ONU, em Nova Iorque (Estados Unidos) pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

“O Censo de 2022 trouxe, pela primeira vez, dados específicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, identificando 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA no país, o que corresponde a 1,2% da população brasileira”, declarou, ao reforçar a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas voltadas a esse público.

A publicação é destinada a orientar profissionais de educação física a avaliar, planejar e supervisionar programas de atividade física para pessoas com TEA, explorando com especial ênfase os exercícios físicos e a promoção da prática esportiva.

Trata-se de um documento construído considerando as mais recentes evidências científicas sobre o tema, além da escuta de profissionais com reconhecida experiência na área.

O guia foi produzida pelo Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal),

O texto foi escrito de modo a oferecer orientações que possam ser implementadas em diferentes contextos de intervenção, nas mais diversas regiões do país.

Abrange desde elementos conceituais básicos até instrumentos específicos de apoio à intervenção que poderão concorrer para a oferta de um atendimento eficiente e efetivo.

O conteúdo está subdividido em cinco partes: 1) Bases conceituais; 2) Benefícios das atividades físicas para pessoas com TEA; 3) Avaliação pré-intervenção e monitoramento de resultados; 4) Intervenções baseadas em exercícios físicos para pessoas com TEA; 5) Orientações gerais para promoção da atividade física.

A publicação foi elaborada por uma equipe técnica, considerando o corpo de conhecimento derivado de uma revisão de escopo conduzida especificamente para apoiar a escrita do documento.

É, portanto, um conjunto de orientações que se acredita relevantes para direcionar uma intervenção profissional efetiva e capaz de gerar resultados em relação à melhoria do comportamento adaptativo de pessoas com TEA, guiadas por evidências e/ou pela experiência de especialistas na área.

Acesse aqui o Guia de Atividade Física para Pessoas com TEA.


Imagem em destaque:  18ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Foto: divulgação Ministério do Esporte



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =