Maracatu caiçara: mostra de arte e cortejo do Quiloa ocupam Santos

Tradicional evento que marca o pré-Carnaval no litoral de São Paulo vai de 11 a 16 de fevereiro, com atividades gratuitas. O auge é o percurso pelo Centro Histórico da cidade, no final da tarde de domingo


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Santos (SP)

Uma reflexão sobre o tempo.

Ara Ymã, Ara Pyau – respectivamente, tempo velho e tempo novo, para os povos guaranis.

Com esse tema central, estará em espaços culturais e nas ruas de Santos, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, a Mostra de Arte 20º Cortejo Quiloa.

O tradicional evento de pré-Carnaval no litoral de São Paulo é promovido pelo grupo de maracatu Quiloa, fundado em 2003 e desde sediado e atuando em Santos.

Um maracatu caiçara.

Teatro Popular Solano Trindade, Sérgio Pererê, Encantarias do Maranhão, Aldeia Tabuçu, entre outras atrações, além de vivências e oficinas compõem a programação, distribuída em pontos como o Sesc Santos e o Centro de Cultura Patrícia Galvão.

Ah, também já é tradição o “maracatu nas escolas” – o Quiloa levando essa cultura para estudantes da rede pública de ensino.

A mostra de arte e celebrações termina com o cortejo, no domingo, a partir das 16h, no Centro Histórico.

A concentração é na Praça Mauá, em frente ao Palácio José Bonifácio, e depois o Quiloa – levando consigo todo povo que vai acompanhar o cortejo – percorre ruas das redondezas, como a estreitinha e cenográfica XV de Novembro.

Se você nunca foi, pode conferir no vídeo abaixo um resumo do cortejo no ano passado:

O Maracatu Quiloa se descreve assim:

“Fundado em 5 de outubro de 2003, em Santos (SP), o Maracatu Quiloa dedica-se à difusão e propagação da cultura do baque virado e das tradições de matriz africana.

Ao longo de quase duas décadas o grupo realiza projetos culturais, cursos e oficinas, com foco na percussão da cultura popular e também na dança, além de produzir o “Cortejo” e a “Mostra de Arte”, eventos já tradicionais na cidade de Santos que contam com diversas manifestações da cultura popular.”

Acompanhe atualizações da Mostra de Arte 20º Cortejo Quiloa em @quiloamaracatu.


Imagem em destaque: apresentação do Quiloa em edições anteriores do cortejo. Foto: Jonas Magenta/Divulgação




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =