Simpósio Nacional do Samba, criado em 1966, tem 8ª edição em dezembro

Evento mescla arte e ciência, entre os dias 2 e 6, em vários pontos da cidade de Santos. Programação é gratuita, e a aberta ao público em geral; confira


Por Wagner de Alcântara Aragão, @waasantista , para o Portal Vermelho | De São Paulo (SP)

Com a tradicional Alvorada do Samba, que ocorre há mais de seis décadas no Quilombo Pai Felipe,  começa no dia 2 de dezembro a 8ª edição do Simpósio Nacional do Samba, em Santos.

Trata-se de um dos mais tradicionais eventos do gênero do Brasil, reunindo manifestações artísticas, atividades formativas como cursos e oficinas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos acadêmico-científicos e rodas de samba.

O Simpósio Nacional do Samba ocorreu pela primeira vez em 1966. Foram realizadas cinco edições, até 1982 – a última delas havia sido na capital paulista. Depois de 40 anos, o evento foi resgatado, e levado de volta à cidade litorânea.

A edição de 2024 vai até 6 de dezembro, com programação gratuita e distribuída em seis pontos de Santos. Entre eles, no campus santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Mathias.

A Unifesp é a encarregada da programação acadêmica e científica. Em torno de 50 pesquisadores e pesquisadoras apresentarão trabalhos em sessões temáticas nos dias 3, 4 e 5 de dezembro.

A largada, como dito, será no dia 2, bem cedinho – às 6h da manhã, com a Alvorada do Samba. Já a abertura oficial será no crepúsculo, às 17h, na Praça Mauá, com o Samba do Trabalhador 013 (participação de Santaninha e Didi Gomes). O evento será no Café Carioca, tradicional ponto de encontro do Centro Histórico, que está completando 80 anos investindo em atrações musicais.

No dia 3, além da apresentação de trabalhos acadêmico-científicos, haverá lançamento de livros e divulgação de filmes, na Futrica Economia Criativa, no Centro Histórico.

As rodas de samba estão agendadas para os dias 4, no bairro Estuário; 5, na quadra da escola de samba X-9; e no encerramento do Simpósio, na Sedinha do Marapé, dia 6.

Mas antes do encerramento, haverá oficina de percussão cubana, dia 5, na Futrica; de dança, dia 6, no Arte no Dique; e, na mesma data, de percussão, na Sedinha do Marapé.

O Simpósio Nacional do Samba é uma realização do Coletivo Memórias do Samba Santista, com apoio da Unifesp, emenda parlamentar da vereadora Débora Camilo (Psol) e em parceria com as seguintes instituições: Futrica Economia Criativa, Café Carioca, União Imperial, BB Estuário, X-9 e Sedinha do Marapé.

Os detalhes – horários, endereços e atualizações – podem ser conferidos no perfil do Simpósio Nacional do Samba no Instagram, em https://www.instagram.com/simposiodosamba/.


Imagem em destaque: Alvorada do Samba do ano passado. Foto: Isabela Carrari/ divulgação Prefeitura de Santos




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =