Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo traz preciosidades

Evento ocorre na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, de 13 a 24 de novembro, e celebra o centenário do maior estúdio cinematográfico da Rússia. Entrada é gratuita; programação inclui exposição e oficinas


Da Revista Intertelas | Do Rio de Janeiro (RJ)

Entre os dias 13 e 24 de novembro de 2024, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebe a programação da 10ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo.

A programação deste ano traz 20 longas-metragens, sendo oito nunca antes exibidos no evento, e 12 dos mais marcantes exibidos nas nove edições anteriores.

Uma exposição de cartazes e oficinas também fazem parte da programação.

A mostra é organizada pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-Umes), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil.

Neste ano, celebra-se o centenário do Estúdio Mosfilm, maior estúdio da Rússia e um dos maiores do mundo. A CPC-Umes Filmes faz o licenciamento e a distribuição de filmes do estúdio há pouco mais de dez anos.

AS NOVIDADES

A abertura da Mostra ficará por conta de um dos filmes mais aguardados pelos frequentadores das edições anteriores e apreciadores da cinematografia soviética e russa: “Asas” (1966), da diretora Larisa Shepitko.

Restaurado este ano pelo Mosfilm, o longa conta a história de Nadezhda Petrukhina, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, que luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha, e a vontade de voltar a voar sempre vem à tona.

“Asas” foi o primeiro filme de Shepitko após sua graduação no Instituto Estatal de Cinema (VGIK), e foi um grande sucesso de crítica e público na época do lançamento. Os espectadores ficaram impressionados com a atuação de Maya Bulgakova, que interpretou a protagonista.

Entre as novidades, além de “Asas”, estão “Os Sinos da Noite” (1973), drama de Vassili Shukshin que é o verdadeiro retrato da alma russa; “Minin e Pozharski” (1939), de Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller, um dos raros filmes sobre a invasão da Polônia à Rússia em 1911-12; o fundamental “A Greve” (1924), de Serguei Eisenstein; a aventura “Velas Escarlates” (1961), do mago dos efeitos especiais Aleksandr Ptushko; a deliciosa comédia “Romance de Escritório” (1977), de Eldar Ryazanov; “Noites Brancas” (1959), adaptação de Ivan Piriev para o romance de Dostoievski, e “Não Pode Ser!” (1975), do campeão de bilheterias Leonid Gaidai.

A seleção do melhor das mostras anteriores traz “Tigre Branco”, de Karen Shakhnazarov (2012); “Vá e Veja” (1985), de Elem Klimov; “Moscou Não Acredita em Lágrimas” (1979), de Vladimir Menshov; “Dersu Uzala” (1975), de Akira Kurosawa; “O Espelho” (1975), de Andrei Tarkovski; “As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques” (1924), de Lev Kuleshov; “Circus” (1936), de Grigori Aleksandrov; “Quando Voam as Cegonhas” (1957), de Mikhail Kalatozov; “O Comunista” (1957), de Yuli Raizman; “A Balada do Soldado” (1959), de Grigori Chukhrai; “O Destino de um Homem” (1959), de Serguei Bondartchuk, e o documentário “O Fascismo de Todos os Dias” (1956), de Mikhail Romm.


SERVIÇO
10ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo – 100 anos do Estúdio Mosfilm
Terceiro e quarto finais de semana de novembro de 2024
13, 14, 15, 16, 17/11/24
21, 22, 23, 24/11/24

Local:
Cinemateca Brasileira (detalhes clicando aqui)
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada gratuita

Para mais informações:
Instagram: @cpcumesfilmes
E-mail: contato@cpc-umes.com.br


Imagem em destaque: cena de “Asas”, uma das atrações da 10ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo. Foto de divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =