Livros infantojuvenis sobre baleias e golfinhos explicam os oceanos

E-books produzidos por estudantes e pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP estão disponíveis para serem baixados gratuitamente; série possui audiolivro para pessoas de baixa visão ou cegas


Por Carolina Borin Garcia, do Jornal da USP | De São Paulo (SP)

Ainda que as baleias e golfinhos estejam presentes na costa brasileira, eles ainda são pouco contemplados pela literatura nacional e, sobretudo, por aquela destinada ao público infantojuvenil.

Com o objetivo de ampliar esse tipo de literatura com termos em língua portuguesa – considerando os elementos culturais nacionais – e, ainda, de produzir materiais didáticos de qualidade para jovens e crianças, foram lançados três livros e um audiolivro sobre baleias e golfinhos.

As obras foram produzidas por estudantes de graduação dos cursos de bacharelado de Oceanografia e de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com o professor Marcos César de Oliveira Santos, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador do Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA).

Os livros fazem parte de uma iniciativa do professor de repensar os métodos de ensino das disciplinas e incentivar a cultura e extensão, principalmente a partir de 2011 por meio do LABCMA.

“Optei pela a reconstrução do conhecimento compartilhado em sala de aula, e adquirido em pesquisas pelos estudantes fora da universidade, em produtos que pudessem alcançar um ampla gama de pessoas que não fazem parte da comunidade científica”, conta Santos.

Os livros produzidos são parte desse projeto, assim como infográficos, jogos e podcasts já produzidos nos anos anteriores.

“Maria Toninha e a profecia dos humanos cetáceos”, de Iris de Moura e com ilustrações de Sabrina Raphaela Santos, conta a história ficcional da menina Maria, que vira toninha e passa a enxergar o oceano e seus animais de uma maneira diferente.

Já “Entre baleias e golfinhos”, de Milena Lara e ilustrações de Gabriela Lara, é um passeio no fundo do mar que nos faz conhecer mais sobre e algumas das diferenças entre esses animais.

Por fim, “Conhecendo as baleias e os golfinhos”, de Edinéia Barreto em parceria com o professor Marcos Santos, é uma obra que reúne as principais informações sobre algumas espécies desses animais e suas características.

O livro de Edinéia Barreto foi a proposta de trabalho de graduação da estudante e também está na forma de audiolivro.

A ideia da obra surgiu ainda durante um trabalho de uma disciplina optativa oferecida pelo professor Santos.

O audiolivro já está disponível para acesso gratuito por pessoas de baixa visão ou cegas na Dorinoteca, biblioteca on-line da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FNDC), parceira do LABCMA nesse projeto.

(No Repórter Eco de 9 de junho de 2024, há uma matéria sobre os livros, a partir de 3’30’’):

Para baixar gratuitamente os livros, acesse a página do LABCMA neste link.


Imagem em destaque: ilustração do livro “Entre baleias e golfinhos”, disponível para download gratuito. Foto: reprodução/LABCMA/IO/USP




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Livros infantojuvenis sobre baleias e golfinhos explicam os oceanos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =