TV Cultura faz 55 anos e vira enredo para o Carnaval 2025

História, legado e importância da emissora pública serão tema da Unidos dos Morros, atual tricampeã dos desfiles das escolas de samba de Santos


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista), especial para o Portal Vermelho | De Santos (SP)

A TV Cultura completa 55 anos no ar em 2024 – o aniversário foi em 15 de junho – e vai virar enredo de escola de samba para o próximo Carnaval.

A história, o legado e a importância da emissora pública paulista, mas que tem alcance nacional, serão tema da Unidos dos Morros, de Santos. O anúncio do enredo, revestido de expectativa, ocorreu em maio.

Uma grande festa em uma casa de eventos no Valongo, bairro do Centro Histórico de Santos, marcou a largada da agremiação para o Carnaval 2025. Entre as presenças ilustres, a dos intérpretes Ito Melodia e Wander Pires, ambos do Rio de Janeiro (Ito Melodia também costuma ser intérprete da escola santista); e de Luiz Felipe e Agnaldo Amaral, de São Paulo.

“QUEM TEM VIU QUER TV”

“Quem te viu quer TV: Cultura, Educação e Samba no Pé!” é o título do enredo, a ser desenvolvido pelo carnavalesco Igor Carneiro. A expectativa é a de que a escola leve para a avenida personagens e referências a programas icônicos, presentes no imaginário coletivo da sociedade brasileira.

“Será uma homenagem inesquecível, celebrando décadas de programas que marcaram gerações com conhecimento, diversão e emoção”, afirma comunicado oficial da Unidos dos Morros. “Vamos reviver momentos icônicos, dos clássicos infantis aos documentários que ampliaram nossos horizontes. Com muita alegria, cores e, claro, muito samba no pé, vamos contar essa história que é a cara do Brasil!”, antecipa a agremiação.

A TV Cultura tem forte ligação com o Carnaval de Santos.

De acordo com o projeto Santos Carnaval, a emissora transmitiu vários desfiles nos anos 1970 e 1980, e guarda em seu acervo registros históricos das apresentações.

À época, os desfiles de Santos eram considerados maiores e mais importantes que os da capital.

ATUAL TRICAMPEÃ

Por sua vez, a Unidos dos Morros é a atual tricampeã dos desfiles das escolas de samba de Santos. Fundada em 1978, a agremiação da cidade alta, como é chamada, cresceu na era pós-retomada (a partir de 2006, depois de cinco carnavais – 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005 – sem desfiles na cidade).

Ano a ano a escola vinha se colocando entre as favoritas, até a conquista do primeiro título, em 2014.

De lá para cá, já são cinco, sendo três consecutivos (2014, 2016, 2020, 2023 e 2024 – em 2021 e 2022 não houve desfiles por causa da pandemia de covid-19). Atualmente, coloca-se como a escola a ser batida, apesar das disputas acirradas com agremiações como X-9, União Imperial e Amazonense.

Para acompanhar os próximos passos da homenagem da Unidos dos Morros à TV Cultura, acesse o perfil da escola no Instagram: @unidosdosmorros_oficial.


Imagem em destaque: comissão de frente da Unidos dos Morros no desfile em 2024. Foto de @waasantista




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =