Festival Vix reúne as danças populares brasileiras, em Vitória

Programação abrange apresentações, performances, oficinas e atividades formativas; entrada é gratuita em todas elas


Por Leandro Reis, com informações da Associação Cultural Andora, da Ufes | De Vitória (ES)

A capital capixaba vai se transformar no palco das danças folclóricas brasileiras com a realização do 3º Festival de Danças Populares de Vitória – Festival Vix, realizado desta quarta-feira, dia 22, a domingo, 26.

Há atrações no Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mais precisamente na Tenda Cultural, ao lado do Teatro Universitário.

Além dessas performances na Ufes, os grupos se apresentarão em locais públicos, como parques e praças, escolas da rede pública de ensino e casas de acolhimento da Grande Vitória.

Com toda programação gratuita, o evento terá apresentações de 23 grupos de diferentes regiões do país, representando a diversidade das danças de influência afro-brasileira, indígena e europeia.

  • Acompanhe a programação no instagram do evento: @festivalvix

O festival também inclui oficinas de dança no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e na Tenda Cultural, no sábado.

FEIRINHA

Simultaneamente às apresentações ocorrerá a Feirinha #FestivalVix Arte e Comida, reunindo 25 expositores de artesanato e gastronomia.

Segundo a presidente da Associação Cultural Andora, Laís Loyola, o destaque será para os produtos inspirados na cultura popular capixaba, como biojóias, telas de pintura, cerâmica, produtos naturais e terapêuticos, artesanato sustentável, afro-indígena e afrocentrados.

“Serão vários empreendedores e artesãos divulgando seus trabalhos, constituindo um momento de circulação e reconhecimento da cultura popular”, adianta Loyola.

AÇÕES FORMATIVAS

A exemplo das primeiras edições, as ações formativas também terão destaque na programação, por meio de oficinas de dança popular com os grupos nacionais.

Fazem parte da programação oficinas de coco de roda, ritmos cariocas, reinado mineiro, pezinho e chimarrita, siriri e cultura pantaneira.

“As oficinas representam um momento de experimentação, no qual a comunidade interage com os membros dos grupos nacionais, experimentando os movimentos, conhecendo as histórias e músicas de cada grupo e reconhecendo a diversidade que nos constitui”, pontua a coordenadora de produção do festival, Renata Marques.

Entre os 23 grupos participantes, cinco vêm dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.

Marques destaca que a mostra deste ano tem convidados inéditos.

“Neste ano estamos trazendo grupos de regiões que ainda não estiveram no festival, como o Grupo Estância da Serra, representante da Região Sul do Brasil, e grupos capixabas de território indígena, abrilhantando [a mostra] e trazendo toda a potência cultural que nos constitui”, afirma.

O Festival Vix é realizado pela Associação Cultural Andora, projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, com apoio do CEFD, da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult-Ufes), da TVE Espírito Santo e da Rádio Espírito Santo 89.1 FM.

O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Segundo a organização, a expectativa é que cerca de 7 mil pessoas compareçam ao festival, com previsão de atendimento a 500 alunos por turno, além de cerca de 200 a 500 alunos atendidos diariamente nas visitas às escolas.


Imagem em destaque: grupo de dança Flor de Atalaia, do Mato Grosso do Sul, que se apresenta no Festival Vix. Foto: divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Festival Vix reúne as danças populares brasileiras, em Vitória"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =