Casão Pod Tudo (e) deixa o povo falar

Podcast de Casagrande se destaca pela multiplicidade de assuntos e, principalmente, pelo respeito do entrevistador ao que tem a dizer a pessoa entrevistada; o exercício da escuta é praticado


Por Wagner de Alcântara Aragão, especial para a Revista Intertelas | Do Rio de Janeiro (RJ)

Tem podcast (e sua variação em vídeo, os videocasts) de tudo. Sobre tudo. Nem todos, porém, primam por um princípio básico: deixar que se sobressaia o que pensa o convidado ou convidada. Deixar que ouçamos o entrevistado ou entrevistada, e não o entrevistador.

Um tem se destacado por escapar dessa armadilha. Refiro-me ao Casão Pod Tudo, videocast do analista de futebol Walter Casagrande Júnior, ex-jogador. Se com a camisa 9 Casagrande era sinônimo de gol, nessa sua nova empreitada não tem sido diferente: está anotando golaços.

No comando de seu videocast, Casagrande não se furta de pontuar seu pensamento, sua opinião. Contudo, em nenhum momento coloca sua perspectiva acima do ponto de vista da pessoa entrevistada.

Faz perguntas contextualizadas, no entanto com objetividade. Vemos que presta atenção de verdade na resposta. Acompanha com respeito o relato da pessoa que está à sua frente. Consegue intervir na hora exata. Impede que a conversa descambe para um monólogo, ao mesmo tempo em que garante tempo de fala ao interlocutor ou interlocutora.

Casagrande revela-se um entrevistador como poucos do jornalismo, da televisão e das mídias em geral, atualmente.

Outro ponto forte do videocast de Casagrande é a diversidade de temas abordados. Como sua trajetória profissional é ligadao ao futebol, seria de se supor se tratar de mais um programa de bate-papo entre boleiros.

Mas não, o Casão Pod Tudo faz jus ao nome. O futebol está presente, o que é natural, junto com música e outras artes, cidadania, política, inclusão social, combate a preconceitos. Lançado em dezembro último, o videocast já recebeu Renato Gaúcho, Paulo Miklos, Emerson Leão, Baby do Brasil, Milly Lacombe, entre outros. Até conversa com a presidenta do Palmeiras, Leila Pereira, teve.

Enfim, vale acompanhar: https://www.youtube.com/@casaopodtudo.


Imagem em destaque: Casagrande recebendo Astrid Fontenelle. Reprodução




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Casão Pod Tudo (e) deixa o povo falar"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 7 =