Clássicos do cinema desembarcam em Paranaguá

É o Cinenaguá, de 1º a 10 de março. Até o dia 6, telões exibem filmes no Centro Histórico da cidade; do dia 7 em diante, sessões serão na Ilha do Mel. Confira programação completa, gratuita


Da Assessoria de Imprensa do Cinenaguá | De Paranaguá (PR)

Mais de 20 longas-metragens compõem a programação do Cinenaguá – Clássicos de Cinema em Paranaguá.

A mostra começa nesta sexta-feira, 1º de março, e segue até dia 10. As sessões são gratuitas.

Do dia 1º ao dia 6, as exibições ocorrem em telões especiais montados na Estação Ferroviária de Paranaguá e no Teatro Rachel Costa.

De 7 a 10 de março, na Ilha do Mel, em Nova Brasília.

Serão 38 sessões no total, com exibições durante todo o dia.

A programação abrange produções consagradas do cinema brasileiro e internacional, de países como Estados Unidos, Itália, Japão, Senegal e França.

Destaque para o filme de abertura, que será exibido na Estação Ferroviária de Paranaguá, às 19h, no dia 1º de março: o longa brasileiro “O Homem Que Copiava” (2003), de Jorge Furtado, com Lázaro Ramos e Leandra Leal no elenco.

A produção conta a história de um operador de fotocopiadora que se apaixona por uma jovem que vive em uma casa do outro lado da rua e passa suas noites a observando com seus binóculos. “O Homem que Copiava” recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Pedro Cardoso), Melhor Atriz Coadjuvante (Luana Piovani), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição; o prêmio do Festival de Havana (Cuba) de Melhor Ator (Lázaro Ramos); o troféu do Prêmio da Associação de Críticos de Sâo Paulo na categoria Melhor Filme; entre outros.

NO ENCERRAMENTO, “O MENINO E O MUNDO”

Já o filme de encerramento, com exibição marcada para o dia 10 de março, às 21h, em  Nova Brasília, na Ilha do Mel, é a animação “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu.

A produção, que completa 10 anos desde o seu lançamento, é considerada uma das principais animações da história do Cinema Brasileiro e já passou por diversos festivais e premiações, recebendo inclusive uma indicação ao Oscar (2016).

Por meio do lúdico e analogias fantásticas entre o criar e o destruir, o filme aborda temas como industrialização, êxodo rural e as dinâmicas socioeconômicas do terceiro mundo.

Na programação ainda constam clássicos como “Tubarão” (1975), de Steven Spielberg; “A História Sem Fim”, produção de 1984 e dirigida por Wolfgang Petersen; a animação japonesa “Meu Amigo Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki; e “Fuga das Galinhas”, cuja sequência estreou recentemente no streaming.

“O Cinenaguá vai levar um pouco da sétima arte para o litoral paranaense. A nossa ampla programação conta com mais de 20 longas, com títulos que passam por diferentes gêneros e nacionalidades, e que promete agradar todos os tipos de públicos. Tem produções para a criançada e toda a família, filmes premiados e com narrativas maduras, clássicos que revolucionaram a sétima arte e seguem atuais, entre outras”, comenta o coordenador geral da mostra, Antônio Gonçalves Jr, coordenador geral do Cinenaguá.

O festival ainda contará com sessões com recursos de acessibilidade e a participação de convidados especiais, como grandes nomes do cinema brasileiro, que marcarão presença na primeira edição do Cinenaguá com bate-papos sobre cinema e suas carreiras.


Imagem em destaque: cena de “O menino e o mundo”, animação incluída na programação do Cinenagúa. Foto: reprodução/ divulgação Cinenaguá




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Clássicos do cinema desembarcam em Paranaguá"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =