As campeãs Mocidade Alegre e Viradouro e outros destaques dos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro

A Rede Macuco esteve nos sambódromos do Anhembi e da Sapucaí; confira impressões e registros da nossa cobertura in loco


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ)

A Mocidade Alegre e a Viradouro foram as campeãs dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, Carnaval 2024.

Merecidamente.

Ambas desenvolveram muito bem seus enredos na avenida, tiveram samba no pé e na ponta de língua, e encantaram a plateia.

Mas, para além do que reveleram as notas dos jurados, trazemos aqui outras impressões, obtidas in loco.

A Rede Macuco cobriu do setor de imprensa, com o devido credenciamento, os desfiles da capital paulista, na Passarela do Samba Adoniran Barbosa, o sambódromo do Anhembi.

Na Passarela do Samba Darcy Ribeiro, o sambódromo da Sapucaí, cobrimos do setor 13 – infelizmente, como tem acontecido com vários veículos e profissionais, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro não concedeu credencial restringindo o trabalho da imprensa alternativa.

Confira impressões e registros:

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO

– O título da Mocidade Alegre foi merecido. Incontestável. Mas o troféu poderia ter ido para a Império de Casa Verde também. Na verdade, foi a apresentação que mais nos impactou. A escola veio com fantasias bem concebidas, alegorias imponentes, um enredo muito bem contado e um samba muito forte, interpretado por Tinga. A agremiação homenagou Fafá de Belém, com alas que exaltaram inclusive sua participação protagonista nas Diretas Já, 40 anos atrás, e no Círio de Nazaré.

– Com Mano Brown no carro de som abrindo o desfile, para delírio do público, o Vai-Vai fez um desfile de exaltação ao hip-hop e à cultura negra, e de periferia. Alegorias e fantasias expressaram também forte denúncia social e política, com críticas, por exemplo, à atuação das forças policiais nas comunidades, onde age com repressão, não com proteção.

– A história do rádio no Brasil foi contada de maneira muito lúdica e didática pela Águia de Ouro, que transformou a passarela em uma verdadeira sala de aula sobre o tema.

– A Acadêmicos do Tucuruvi encerrou a segunda noite impactando pelo capricho estético e plástico, e muito engajamento de seus desfilantes.

– Muita emoção na volta da tradicional Camisa Verde e Branco ao grupo especial de São Paulo (são nove títulos nesse grupo, em toda história; é a quarta maior vencedora). A escola fez um desfile de muita garra e capricho, e conseguiu se manter no grupo, para 2025.

Acompanhe como ficou a classificação dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo:

1º Mocidade Alegre – 270,0
2º Dragões da Real – 270,0
3º Acadêmicos do Tatuapé – 269,8
4º Gaviões da Fiel – 269,6
5º Mancha Verde – 269,6
6º Império de Casa Verde – 269,6
7º Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4
8º Vai-Vai – 269,4
9º Barroca Zona Sul – 269,3
10º Águia de Ouro – 269,1
11º Rosas de Ouro – 269,1
12º Camisa Verde e Branco – 269,0
13º Tom Maior – 268,7 (descenso para o grupo de acesso 1)
14º Independente Tricolor – 268,7 (descenso para o grupo de acesso 1)

O desfile das campeãs em São Paulo será no sábado, 17 de fevereiro, reunindo aas duas primeiras colocadas do grupo de acesso 1 (Estrela do Terceiro Milênio e Colorado do Brás)  e as duas primeiras colocadas do grupo de acesso 2 (X-9 Paulistana e Unidos de São Lucas).

Ainda, as cinco primeiras classificadas do grupo especial, que entram na avenida a partir das 23h. Esse desfile terá transmissão da TV Cultura.

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

– A utilização de jogos de luzes do sistema de iluminação do sambódromo pelas escolas foi a grande novidade dos desfiles deste ano. O recurso foi adotado principalmente na exibição das comissões de frente.

– A Viradouro encerrou as duas noites, já com o dia clareando, na terça-feira, colocando-se como favorita absoluta, o que se confirmou na apuração: a escola obteve todos os 270 pontos possíveis.

– Na noite anterior, a Imperatriz e a Grande Rio tinham sido os maiores destaques. Frise-se a onça gigante trazida pela Grande Rio e seu elemento cenográfico na comissão de frente. Vazada e com movimentos, combinada ao jogo de luzes, a onça impressionou.

– A Mocidade Independente de Padre Miguel fez um dos desfiles mais animados. Facilitou o fato de que seu samba-enredo, semanas atrás, fora viralizado em plataformas digitais, de modo que quase toda plateia sabia a letra de cor.

– Outro desfile animado foi o da Porto da Pedra. O samba-enredo envolvente e um início de desfile imponente e luxuoso chamou a atenção da passarela. Ao final, problemas de evolução comprometeram o desempenho como todo.

– Portela e Mangueira emocionaram com seus enredos fortes e bem desenvolvidos (livro “Um defeito de cor” e “Alcione”, respectivamente). Por outro lado, a sempre favorita, competente e envolvente Beija-Flor não fez uma apresentação correspondente à sua trajetória.

– Com menos requinte, mas capricho e enredo bem contado, a Paraíso do Tuitui teve um desfile muito bem recebido, sobre João Cândido, o Almirante Negro.

Acompanhe como ficou a classificação dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro:

1º Viradouro — 270,0
2º Imperatriz Leopoldinense — 269,3
3º Grande Rio — 269,2
4º Salgueiro — 269,0
5º Portela — 268,9
6º Vila Isabel — 268,8
7º Mangueira — 268,8
8º Beija-Flor — 268,5
9º Paraíso do Tuiuti — 268,3
10º Mocidade — 267,2
11º Unidos da Tijuca — 265,7
12º Porto da Pedra — 264,9 (descenso para grupo de acesso)

O desfile das campeãs será no sábado, dia 17, reunindo as seis primeiras colocadas. A programação começa às 21h30.

Infelizmente, não haverá transmissão na televisão aberta. A exibição ficará a cargo do canal por assinatura Multishow.

Em março, publicaremos nossa Macuco Revista – Desfiles das Escolas de Samba, com registros exclusivos. Siga a gente pelo instragram (@redemacuco) para conferir quando a revista estiver pronta.


Imagem em destaque | Fafá de Belém no último carro alegórico da Império de Casa Verde, um dos destaques do Carnaval 2024. Foto: @waasantista




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =