O caminho pela agroecologia e economia solidária é possível

A 20ª Jornada do Paraná ocorre de 22 a 26 de novembro, no campus Rebouças da UFPR, em Curitiba, reunindo feira de produtores familiares de alimentos, do campo e da cidade; conferências, oficinas e apresentações artísticas


Por Rayane Costa, do Brasil de Fato Paraná | De Curitiba (PR)

A Jornada de Agroecologia do Paraná foi criada em 2002 e ao longo dos anos passou por diversas regiões do estado. Pela quarta vez consecutiva, Curitiba será a anfitriã do evento, que ocorre de 22 a 26 de novembro, no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao lado do shopping Estação.

  • [Prefira o transporte público para os deslocamentos. Linhas de BRT com paradas próximo ao local do evento: 200 Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão, 203 Santa Cândida/Capão Raso, 303 Centenário/Campo Comprido, C03 Pinhais/Rui Barbosa, 500 Ligeirão Boqueirão, 503 Boqueirão e 550 Pinheirinho/Carlos Gomes]. Ver horários aqui

Trata-se da 20ª edição do evento, construída de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino.

“A Jornada de Agroecologia retrata o processo organizativo dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da agricultura, e que para nós, da cidade, é uma experiência fantástica de articulação do campo e da cidade. […]”, aponta a militante e educadora popular Vanda de Assis, militante e educadora popular do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) – uma das organizações que compõem a construção do evento.

A representante acrescenta: “A jornada traz em toda sua construção os princípios e os valores da economia solidária, que são os valores de uma outra sociedade, de outra forma de relações sociais, de produção”.

ATRAÇÕES

O evento, nos seus cinco dias de realização, contará com feira da agrobiodiversidade, espaço para alimentação e feira de artesanatos.

Os produtos vêm de assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária, incluindo empreendimentos econômicos solidários da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade.

Além disso, a 20ª Jornada de Agroecologia sediará shows musicais e apresentações culturais nacionais e regionais, seminários, conferências e oficinas, além de uma diversidade de espaços de visitação.

Três grandes artistas nacionais já têm presença confirmada no palco da Jornada: Leci Brandão, dia 23, às 17h; Bia Ferreira, dia 24, às 17h; Chico César, dia 25, às 19h.

Em comum, os três cantores e compositores trazem o apoio à agroecologia, à reforma agrária e às causas sociais e populares.

No dia 24 de novembro, das 9h às 11h, será realizada a conferência “Cooperação para a construção da Economia Solidária, Popular e geração de renda – Apresentação de experiências em construção”, que possibilitará o diálogo entre integrantes de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento à economia solidária (como o Cefúria, a Tecsol, a Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, entre outras) e organizações parceiras, sobre os seus desafios, suas perspectivas e suas estratégias para fortalecimento.


Imagem em destaque: Leci Brandão (Foto: Roger Cipó); Chico César (Foto: Divulgação); Bia Ferreira (Foto Pedro Barros Taumkaosaki)




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =