O novo livro de Amelinha Teles

Militante dos direitos humanos, com trajetória de luta pela democracia (e por isso perseguida, presa e torturada pela ditadura), ela apresenta sua mais recente obra neste sábado, dia 28, em Santos, no Espaço Marielle Franco


Por Cidinha Santos, do Espaço Marielle Franco, Arte & Movimento | De Santos (SP)

‘Feminismos: Ações e Histórias de Mulheres’.

Este é o título do mais recente livro da militante dos direitos humanos Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha Teles, que apresenta a obra neste sábado, dia 28, no evento ‘Conversa com a Autora’, no Espaço Marielle Franco, Arte & Movimento, em Santos.

A atividade é gratuita, a participação é livre e não é preciso inscrição prévia. Está marcada para ocorrer das 15h30 às 17h30, e o Espaço Marielle Franco na cidade litorânea fica na Rua Xavier Pinheiro, 281, Vila Mathias, próximo ao Canal 3.

O evento é organizado pelas Promotoras Legais Populares (PLPs) de Santos e tem o apoio do mandato do vereador Chico Nogueira (PT) e do próprio Espaço Marielle Franco, Arte & Movimento.

SOBRE O LIVRO

Com 278 páginas, o livro aborda temas como a história do feminismo, a igualdade jurídica entre homens e mulheres na Constituição de 1988, a violência contra mulheres e meninas, práticas feministas – como a Marcha das Margaridas, que anualmente reúne trabalhadoras rurais em Brasília  – e as contribuições para a sociedade brasileira de 15 mulheres, entre elas a escritora Nísia Floresta (1810-1885), a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e a professora da USP Ana Rosa Kucinski Silva (1942-1974).

SOBRE AMELINHA TELES

Nascida na cidade de Contagem (MG) em 1944, Amelinha Teles é militante política há mais de 50 anos.

Fundadora da União de Mulheres de São Paulo, é uma das coordenadoras do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Entre outras obras, escreveu ‘Breve História do Feminismo no Brasil’, ‘O Que é Violência Contra a Mulher?’ e ‘O Que São Direitos Humanos das Mulheres?’.

SERVIÇO
‘Conversa com a Autora’
Dia 28/10/2023, das 15h30 às 17h30
Espaço Marielle Franco – Arte & Movimento (Rua Xavier Pinheiro, 281, Vila Mathias, Santos).
Entrada gratuita. Não é preciso fazer inscrição.


Imagem em destaque: Amelinha Teles e seu novo livro. Foto: Centro de Preservação Cultural da USP




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =