O que é a Cúpula da Amazônia e o legado dos Diálogos Amazônicos

Encontro de representantes de oito países, nesta terça e quarta, sucede conjunto de mais de 300 atividades envolvendo a sociedade civil; confira decisões a serem tomadas


Da Agência Pará | De Belém (PA)
Da Agência Brasil | De Brasília e de Belém (PA)
Do Ministério das Relações Exteriores | De Brasília (DF)

Ocorre em Belém nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de agosto, a Cúpula da Amazônia –  IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica.

O encontro reúne representantes dos oito países signatários do instrumento – são eles Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela – e de outras partes do planeta também, onde há florestas tropicais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anfitrião, participa da programação.

A ‘Cúpula’ sucede o Diálogos Amazônicos, realizado entre sexta e domingo (4 a 6 de agosto), também na capital paraense.

Neste encontro, o protagonismo foi de entidades e movimentos da sociedade civil organizada. Foram mais de 300 atividades.

Os resultados das discussões no Diálogos Amazônicos vão nortear as deliberações a serem tomadas pela Cúpula da Amazônia.

Dentre elas, medidas para evitar o ponto de não retorno da Floresta Amazônica, isto é, para impedir que o desmatamento atinja um estágio em que seja impossível a recuperação da biodiversidade.

Proteção dos povos originários e comunidades locais e atenção à ciência também integram as ações que emergiram do Diálogos Amazônicos para a Cúpula.

“No final da reunião do dia 8, os países amazônicos devem adotar a Declaração de Belém”, informa o Ministério das Relações Exteriores.

A ‘Declaração’ vai estabelecer uma nova agenda comum de cooperação regional “em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia, que concilie proteção do bioma e da bacia hidrográfica, inclusão social, fomento de ciência, tecnologia e inovação, estímulo à economia local e valorização dos povos indígenas e comunidades locais e tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”.

PREPARAÇÃO PARA DUBAI, EM NOVEMBRO

O presidente Lula destaca a importância do Diálogos e da Cúpula para balizar temas a serem levados à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), de 30 de novembro a 12 de dezembro próximos, em Dubai, Emirados Árabes.

“O que queremos é dizer ao mundo é o que vamos fazer com as nossas florestas, e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram 100 bilhões de dólares em 2009 e até hoje não saiu”, declarou Lula, recentemente, no programa Conversa com o Presidente.

DIVISOR DE ÁGUAS

Governador anfitrião da ‘Cúpula’ e do ‘Diálogos’, Helder Barbalho (Pará), classifica o momento como um “divisor de águas”.

Após participar de atividades nos dias do ‘Diálogos’, Barbalho afirmou que a região amazônica é “protagonista das soluções da agenda e das urgências climáticas”.

“[Estamos] fazendo um chamamento às populações locais e ao mundo para que todos enxerguem a Amazônia sob o olhar da floresta, mas também convocando a todos para as soluções que garantam com que a sustentabilidade ambiental esteja de mãos dadas com a sustentabilidade social”.

PARA ACOMPANHAR

A Agência Brasil, o Canal Gov e a Agência Pará estão realizando cobertura especial dos dois eventos. Pelos canais desses veículos (clicando aqui, Canal Gov; e clicando aqui, Agência Pará) é possível acompanhar em tempo real o desenrolar da Cúpula da Amazônia.

Nas redes sociais da Rede Macuco (twitter, aqui; e instagram, aqui), também compartilharemos notícias sobre o evento, trazidas por meios de comunicação alternativos.


Imagem em destaque: criança de comunidade ribeirinha amazônia. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =