As 20 cidades que se tornarão Destino Turístico Inteligente

Dez estão em transformação, e outras dez iniciam preparação neste mês. Projeto é do Ministério do Turismo, e contempla as cinco regiões do Brasil


Do Ministério do Turismo | De Brasília (DF)

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou na última semana mais dez municípios selecionados na Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI Brasil).

A partir de agora, todos eles passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.

Os municípios selecionados, por ordem de classificação, são:

Foz do Iguaçu (PR)
Goiânia (GO)
Ponta Grossa (PR)
Santos (SP)
Joinville (SC)
Vila Velha (ES)
Fortaleza (CE)
São Luiz (MA)
Gramado (RS)
Bonito (MS)

Esta é a segunda edição do projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou outros dez  destinos, atualmente em fase de transformação em DTI. São eles:

Brasília (DF)
Campo Grande (MT)
Recife (PE)
Salvador (BA)
Rio de Janeiro (RJ)
Angra dos Reis (RJ)
Florianópolis (SC)
Curitiba (PR)
Rio Branco (AC)
Palmas (TO)

O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

CAPACITAÇÃO

Os municípios selecionados terão a primeira capacitação realizada de forma presencial, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, ainda em junho. O Ministério do Turismo enviará o convite aos gestores representantes dos municípios em breve.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

A Estratégia Nacional é dividida em dois ciclos: no primeiro, é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, quando é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um DTI.

Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil.

Esse selo pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo com um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do Ministério do Turismo nessa iniciativa.

A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.


Imagem em destaque: entorno da Praça Cívica, em Goiânia, uma das dez cidades recém selecionadas para se transformar em DTI. Foto: @waasantista




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =