Mostra Ecofalante de Cinema vai fundo em feridas da sociedade

Obras que abordam racismo ambiental, fraturas pós-coloniais, problemas econômicos e desafios dos povos indígenas estão entre os 101 filmes da 12ª edição, até 14 de junho, em São Paulo. Entrada gratuita


Com informações da ATTI Comunicação e Ideias | De São Paulo (SP)

Vai de 1º a 14 de junho a 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema.

O evento ocorre em salas de exibição em São Paulo, conta com uma programação de 101 filmes, de 39 diferentes países.

As sessões têm entrada gratuita.

Entre os temas em exibição na telona, estão racismo, racismo ambiental, pós-colonialismo, povos indígenas e problemas socioeconômicos do presente e do futuro.

Também estão na programação obras premiadas em festivais internacionais de cinema como o de Cannes, Berlim, Cinéma du Réel, CPH:DOX e Tribeca. Ainda, filmes selecionados para Roterdã, Festival de Toronto, Sundance, Hot Docs, Locarno e IDFA-Amsterdã.

Há longas brasileiros que estreiam na Mostra Ecofalante.

A programação reserva também sessões para o público infantil.

MOSTRA HISTÓRICA

Destaque ainda para a “Mostra Histórica”, que tem como tema “Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno”.

Nessa mostra serão exibidos 17 ícones do cinema militante produzidos entre as décadas de 1960 e 1980.

Por exemplo, títulos assinados por Jorge Bodanzky, Gabriela Cowperthwaite, Eduardo Coutinho, Paul Leduc, Gillo Pontecorvo, Ousmane Sembène, Safi Faye, Marta Rodríguez, Jorge Sanjinés, William Klein.

ATIVIDADES PARALELAS

Além da exibição de filmes, a Mostra Ecofalante abrange uma série de atividades paralelas, que incluem ciclo de debates; uma masterclass com o pensador martiniquês Malcolm Ferdinand, que também explora  em sua obra o conceito de Plantationoceno; e uma oficina de cinema ambiental com Jorge Bodankzy.

LOCAIS DA MOSTRA ECOFALANTE

Considerada como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema tem suas projeções sediadas nos seguintes lugares, na capital paulista:

• Espaço Itaú de Cinema – Augusta
• Centro Cultural São Paulo
• Cine Olido
• Biblioteca Roberto Santos
• Unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais.

Todas as informações sobre exibições e demais atividades do evento poderão ser encontradas na plataforma Ecofalante: www.ecofalante.org.br.


Imagem em destaque: cena de Máquina de Petróleo, um dos 101 filmes em exibição. Foto: divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =