De norte a sul, desfiles das escolas de samba voltam com tudo em 2023

Confira datas no Rio, São Paulo, Santos, Vitória, Belém, Macapá, Florianópolis, Uruguaiana, Porto Alegre, Bragança Paulista e Curitiba


Da Rede Macuco | De Santos (SP) e Curitiba (PR)

Os desfiles das escolas de samba pelo Brasil devem, agora sim, voltar com tudo em 2023.

Diversas cidades em que a festa foi cancelada nos últimos dois anos (2021 e 2022) por causa da pandemia de covid-19 estão confirmando a realização das apresentações.

Nos dois maiores, Rio de Janeiro e São Paulo, que até ocorreram fora de época em 2022, em 2023 retornam para a semana de Carnaval.

Confira:

RIO DE JANEIRO

Os desfiles das escolas de samba da capital e região metropolitana ocorrem, no grupo especial, nos dias 19 (domingo) e 20 (segunda-feira) de fevereiro.

Desde novembro todos os sambas estão escolhidos e os ensaios, iniciados, tanto os de quadra como os de rua, bem como eventos entre as co-irmãs.

SÃO PAULO

Na capital paulista, as escolas do grupo especial se apresentam na sexta (dia 17) e no sábado (dia 18).

Tal qual no Rio, nas quadras e e ruas dos entornos das respectivas sedes das escolas paulistanas os preparativos seguem firmes.

SANTOS

As escolas de samba de Santos e região metropolitana da Baixada Santista já definiram enredos e sambas, e já iniciaram a temporada de ensaios.

Os desfiles ocorrem uma semana antes do Carnaval, para viabilizar intercâmbio com profissionais e foliões de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Assim, serão realizados nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste.

VITÓRIA

Também uma semana antes do Carnaval ocorrem os desfiles das escolas de samba de Vitória: dias 10 a 12 de fevereiro.

O Sambão do Povo, onde se dão as apresentações, deverá ter lotação plena. Os camarotes e lounges do sambódromo da capital capixaba tiveram vendas esgotadas tão logo foram abertas, em outubro.

Os desfiles da cidade estão, ao lado dos do Rio e de São Paulo, entre os mais grandiosos do país.

BELÉM

Igualmente antecipados serão os desfiles das escolas de samba de Belém. Mês passado, o prefeito da capital paraense, Edmílson Rodrigues, e os representantes das agremiações anunciaram para 10 a 12 de fevereiro as datas de apresentações.

“Vamos bancar a subvenção para todas as agremiações carnavalescas para garantir o mais bonito carnaval após a pandemia (da covid-19) e que será um passo importante para essa manifestação da alma do nosso povo”, afirmou o mandatário.

MACAPÁ

Em Macapá, as agremiações também estão em fase de ensaios.

Os desfiles das escolas de samba na capital amapense, dos mais tradicionais eventos carnavalescos da Região Norte, estão marcados para os dias 17 e 18 de fevereiro.

FLORIANÓPOLIS

No Sul, a Prefeitura de Florianópolis confirmou a volta dos desfiles das escolas de samba, que ocorrem na Passarela Nego Quirido, região central da cidade.

As apresentações ocorrem no fim de semana do Carnaval (a confirmar as datas exatas).

URUGUAIANA

Como é tradição, os desfiles na fronteira Brasil-Argentina, em Uruguaiana, ocorrem em março. Em 2023, mais precisamente entre os dias 9 e 11, datas confirmadas desde outubro último.

Os desfiles fora de época na cidade gaúcha costuma atrair as estrelas das agremiações do Rio e de São Paulo, que reforçam as comunidades das escolas locais.

PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, os desfiles também têm ocorrido em datas posteriores aos do Rio e de São Paulo. Em 2023, as apresentações serão nos dias 3 e 4 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco.

O esquenta segue a todo a vapor. A Corte Carnavalesca para 2023 foi constituída em 10 de dezembro último, e no dia 18, domingo, houve a largada dos desfiles de blocos de rua pela capital gaúcha.

BRAGANÇA PAULISTA

Os desfiles das escolas de samba de Bragança Paulista em 2023 vão ocorrer no Posto de Monta, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Trata-se de um Centro de Eventos, que será utilizado para as apresentações a pedido das próprias agremiações.

CURITIBA

Na capital paranaense, os desfiles das escolas de samba ocorrem em noite única. Em 2023, será em 18 de fevereiro, sábado


Imagem em destaque: apresentação das escolas de samba de Macapá em 10 de dezembro, em preparativos para o Carnaval 2023. Foto: Leandro Lennon/Prefeitura de Macapá




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 9 =