Livro gratuito resgata a experiência do sistema de trólebus de Ribeirão Preto

Cidade teve modelo exemplar de gestão e operação, com veículos modernos e confortáveis. Privatização pôs fim ao modal


Do Trólebus Brasileiros | De Mirassol (SP)

Por quase 20 anos, entre o início da década de 1980 e o final da década de 1990, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, contou com um dos mais modernos e bem estruturados sistemas de trólebus do Brasil.

Essa história foi resgatada pelo site Trólebus Brasileiros, que lançou agora em dezembro um livro em formato e-book, gratuito, trazendo detalhes dessa experiência.

“Ribeirão Preto – a história dos trólebus” reúne fotos, depoimentos, especificações técnicas e reprodução de reportagens que traduzem a importância dessa empreitada ribeirão pretana.

O município foi um dos escolhidos pelo Ministério dos Transportes e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU, estatal federal) para a implementação de um programa piloto.

Para tanto, a Prefeitura cria em 1980 a Transerp – Empresa de Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A. Ela nasce para gerenciar e operar as linhas de trólebus.

Confira outros marcos dessa trajetória:

– Em 1982, é implantada a primeira linha de trólebus de Ribeirão Preto
– A segunda linha entra em operação em 1983
– Em 1988 eram três linhas em operação, com um total de 35,6 km de extensão
– Entre 1988 e 1994, mais duas linhas são criadas
– Em 1995, mais outras duas linhas, perfazendo um total de sete, e 58 km de extensão
– Em 1999, com a privatização da Transerp, o sistema de trólebus é desativado

Nos anos 1980, a tarifa chegou a ser 20% mais barata que a das linhas de ônibus a diesel.

A frota chegou a ser composta por 22 ônibus elétricos.

Ônibus modernos e confortáveis compunham a frota. Foto: divulgação Trólebus Brasileiros

 

Sistema atendia principais regiões da cidade. Foto: divulgação Trólebus Brasileiros

“O modelo de trólebus escolhido para Ribeirão Preto”, informa o livro, “possuía chassi Scania, carroceria Caio (modelo Amélia) e e motorização elétrica Villares – tecnologia extremamente avançada para a época, de fabricação 100% nacional”.

O texto continua: “Os veículos pertenciam à segunda geração de trólebus brasileiros, marcada pelo avanço no sistema de controle de tração elétrica (utilização do chopper), ventilação forçada no salão de passageiros, suspensão a ar, piso mais baixo e direção hidráulica, incorporando a mais avançada tecnologia da época”.

Para ler o livro, clique aqui.


Imagem em destaque: embarque em trólebus em terminal de Ribeirão Preto. Reprodução do livro “Ribeirão Preto – a história dos trólebus”




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3 comentários sobre "Livro gratuito resgata a experiência do sistema de trólebus de Ribeirão Preto"

  1. Seria cômico se não fosse trágico, mas não época do trólebus em Ribeirão Preto,(eu sou dessa época) não se falava quase nada em sustentabilidade no meio de transporte, e Ribeirão Preto já inovava, progredia e dava ótimos resultados com esse sistema, masss aí né, sempre tem alguém que adora destruir, é só privatizar a transerp e o destruidor aparece, e joga por água a baixo o que hoje seria de suma importância.

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