Cidade teve modelo exemplar de gestão e operação, com veículos modernos e confortáveis. Privatização pôs fim ao modal
Do Trólebus Brasileiros | De Mirassol (SP)
Por quase 20 anos, entre o início da década de 1980 e o final da década de 1990, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, contou com um dos mais modernos e bem estruturados sistemas de trólebus do Brasil.
Essa história foi resgatada pelo site Trólebus Brasileiros, que lançou agora em dezembro um livro em formato e-book, gratuito, trazendo detalhes dessa experiência.
“Ribeirão Preto – a história dos trólebus” reúne fotos, depoimentos, especificações técnicas e reprodução de reportagens que traduzem a importância dessa empreitada ribeirão pretana.
O município foi um dos escolhidos pelo Ministério dos Transportes e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU, estatal federal) para a implementação de um programa piloto.
Para tanto, a Prefeitura cria em 1980 a Transerp – Empresa de Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A. Ela nasce para gerenciar e operar as linhas de trólebus.
Confira outros marcos dessa trajetória:
– Em 1982, é implantada a primeira linha de trólebus de Ribeirão Preto
– A segunda linha entra em operação em 1983
– Em 1988 eram três linhas em operação, com um total de 35,6 km de extensão
– Entre 1988 e 1994, mais duas linhas são criadas
– Em 1995, mais outras duas linhas, perfazendo um total de sete, e 58 km de extensão
– Em 1999, com a privatização da Transerp, o sistema de trólebus é desativado
Nos anos 1980, a tarifa chegou a ser 20% mais barata que a das linhas de ônibus a diesel.
A frota chegou a ser composta por 22 ônibus elétricos.
“O modelo de trólebus escolhido para Ribeirão Preto”, informa o livro, “possuía chassi Scania, carroceria Caio (modelo Amélia) e e motorização elétrica Villares – tecnologia extremamente avançada para a época, de fabricação 100% nacional”.
O texto continua: “Os veículos pertenciam à segunda geração de trólebus brasileiros, marcada pelo avanço no sistema de controle de tração elétrica (utilização do chopper), ventilação forçada no salão de passageiros, suspensão a ar, piso mais baixo e direção hidráulica, incorporando a mais avançada tecnologia da época”.
Para ler o livro, clique aqui.
Imagem em destaque: embarque em trólebus em terminal de Ribeirão Preto. Reprodução do livro “Ribeirão Preto – a história dos trólebus”
- LEIA TAMBÉM | Invenção no Rio Grande do Norte melhora eficiência da geração de energia solar
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no tiktok
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com




Olá aqui é Marco Brandemarte do site Trólebus Brasileiros.
Obrigado pelo apoio.
Logo mais teremos o livro ARARAQUARA A ERA DOS TRÓLEBUS.
Acompanhe no Instagram @trolebusbrasileiros
Obrigado, Marco Brandemarte. Vamos noticiar esse novo livro também. Parabéns pelo trabalho do Trólebus Brasileiro.
Seria cômico se não fosse trágico, mas não época do trólebus em Ribeirão Preto,(eu sou dessa época) não se falava quase nada em sustentabilidade no meio de transporte, e Ribeirão Preto já inovava, progredia e dava ótimos resultados com esse sistema, masss aí né, sempre tem alguém que adora destruir, é só privatizar a transerp e o destruidor aparece, e joga por água a baixo o que hoje seria de suma importância.