Os estudantes que deixam tudo em ordem para as turmas do dia seguinte

Voluntariamente, grupo de estudantes de ensino médio de escola pública do Paraná faz questão de terminar o turno da noite organizando todas as salas para os colegas da manhã


Do Colégio Estadual do Paraná | De Curitiba (PR)

Sabe aquelas cenas de torcedores japoneses, recolhendo todo o lixo das arquibancadas em estádios e ginásios, em grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas?

Pois não é preciso ir nada longe, nem esperar ocasiões especiais, para encontrar exemplos de cidadania e solidariedade assim.

Um grupo de estudantes do ensino médio noturno do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, todas as noites, depois que soa o sinal da última aula, faz questão de deixar tudo em ordem para as turmas do dia seguinte.

São eles o Arthur Takareshi Honji Elízio de Souza e o Isaque Martins de Souza, do 1° A; o Gabriel Douglas Tavares do Carmo, o Matheus Sanches Martins, Andryus Lucas da Silva Milano, e o Kevin Eduardo dos Santos, do 2º A; e, por fim, o Leandro Ryuki Honji Elízio de Souza, do 3º B.

ROTINA

Terminada a quinta e derradeira aula da noite, já quase 23 horas, eles começam os trabalhos: organizam as carteiras em fileiras, fecham janelas e cortinas, desligam televisores e computadores, recolhem papéis e outros detritos que eventualmente ficam pelo chão.

Não raro, encontram objetos esquecidos, e dão a destinação correta para que sejam localizados pelos seus donos.

Janelas e cortinas sendo fechadas. Foto: divulgação Colégio Estadual do Paraná

Esse mutirão é realizado em todas as oito salas da ala ímpar do segundo andar, onde no noturno se situam as turmas do ensino médio (também ali estão três turmas do Técnico em Administração, subsequente).

A “geral” leva em torno de 15 minutos. Passa das 23 horas quando o gesto diário de respeito ao próximo é finalizado.

As carteiras são mantidas enfileiradas. Janelas e cortinas sendo fechadas. Foto: divulgação Colégio Estadual do Paraná

A iniciativa começou logo nos primeiros meses do ano letivo de 2022. A ideia partiu do Matheus.

Ele conta: “Uma vez, em um curso, um professor disse: ao sair de um lugar, tente sempre deixar melhor do que do jeito que você encontrou, quando entrou. Então, tenho comigo essa mentalidade.”

Inicialmente, a arrumação era só em sua própria sala.

À medida que colegas tomaram conhecimento da ação, foi-se constituindo o grupo hoje formado por sete jovens, com idade entre 16 e 19 anos.

Assim, a organização de final de noite passou a ser feita nas salas vizinhas também.

São organizadas voluntariamente oito salas por noite. Janelas e cortinas sendo fechadas. Foto: divulgação Colégio Estadual do Paraná

A consciência dos estudantes é esta: horas depois, na manhã seguinte, colegas vão ocupar aquele espaço. Por que não contribuir para que esses estudantes desfrutem de um ambiente bem cuidado? O grupo considera que é muito puxado para que as agentes educacionais possam deixar tudo organizado a tempo.

A tarefa é realizada com disposição, alegria e interação. Enquanto vão fazendo o serviço, conversam, brincam e, não raro, cantam. O repertório é amplo: pagode, música pop, hinos de louvor.

Apagada a última lâmpada, dirigem-se, juntos, para o ponto de ônibus, de onde cada um segue rumo a suas casas.

EDUCADORAS

Orgulhosas dos estudantes, a professora Leisa Moreira Melhoretto Niehues, diretora do turno da noite, e a pedagoga Mônica Cristina Soares, auxiliar da direção, viram de perto a iniciativa nascer, e reparam como a ação tem feito bem para o grupo.

Os jovens estão mais integrados, comunicativos e participativos no processo de ensino aprendizagem, observam elas.

Quem, logo no início, assistiu à ação do grupo foi a agente educacional Marlene Krizizanovski, responsável pelo encerramento do período na ala onde estão as salas dos estudantes.

“Eles falam: ‘tia’, pode ficar tranquila que a gente deixa tudo em ordem. São muito prestativos, caprichosos. São dez!”, afirma.


Imagem em destaque: seis dos setes estudantes que se dedicam a tornar o ambiente pronto para as turmas que têm aulas no outro dia logo cedo. Foto: divulgação Colégio Estadual do Paraná




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Os estudantes que deixam tudo em ordem para as turmas do dia seguinte"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =