Dezembro começa com feiras do MST oferecendo comida de verdade

Eventos ocorrem em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo; além disso, foi inaugurado espaço de comercialização de produtos em Campinas


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

As cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo recebem nestes primeiros dias de dezembro feiras promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que são a oportunidade para ter acesso a alimentos saudáveis a preços acessíveis.

São eventos que reúnem produtos da agricultura familiar agroecológica, isto é, sem agrotóxicos (venenos).

O primeiro dessa agenda é o Festival da Reforma Agrária em São Paulo, que vai de 2 a 4 de dezembro.

O festival ocorre no Galpão do Armazém do Campo, na Alameda Eduardo Prado, 460, na capital.

Além de alimentos, há artesanato e atrações artísticas. Oficinas e uma conferência sobre a alimentação saudável no combate à fome compõem a programação.

Clique aqui e confira mais.

Ainda na cidade de São Paulo, no dia 10 haverá a 10ª Feira Esquerda Livre, na Ocupação 9 de Julho (Rua Álvaro de Carvalho, 247, Campos Elíseos).

“Será uma edição gastronômica, com cervejarias, opções de cachaças e drinks, linguiçaria, hamburgueria, pasteis de todos os tipos e um setor só de comidas veganas e vegetarianas. Nesta Feira, será disponibilizado um telão para os visitantes assistirem aos jogos da Copa”, informa texto de divulgação do MST.

Saiba mais sobre a 10ª Feira Esquerda Livre clicando aqui.

Também no dia 10 de dezembro ocorre em Fortaleza a Feira Cultural da Reforma Agrária, no Centro de Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauape).

Na programação, o lançamento da marca “Terra Conquistada”, constituída de 20 produtos.

“A marca Terra Conquistada oferece aos consumidores polpas de frutas integral de variados sabores, castanhas de caju salgada e natural, carne em diferentes cortes de ovinos e caprinos, leite integral, nata com sal, queijo, requeijão, mel de abelha, derivados da mandioca entre outros”, enumera o MST.

Acesse aqui para conferir mais.

Mas, entre os eventos em São Paulo e o de Fortaleza, haverá a Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Essa feira se realizará entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Largo da Carioca.

“Durante os três dias de feira, a expectativa é que sejam comercializadas cerca de 150 toneladas de alimentos agroecológicos produzidos nos assentamentos e acampamentos em todo estado, além de Minas Gerais. Os alimentos in natura e produtos da agroindústria vem de cooperativas, associações e grupos coletivos de trabalho de diferentes regiões organizados pelo MST”, anuncia a organização do evento.

Saiba mais acessando aqui.

Vale lembrar ainda que dezembro é o mês de estreia do Espaço Agroecológico do MST inaugurado em Campinas, em 26 de novembro.

“O Espaço Agroecológico está localizado na Rua Agostinho Pattaro, 145, em Barão Geraldo. A loja estará aberta de segunda-feira a sábado das 10h às 17h. Além da venda de produtos agroecológicos, o Espaço também será um ponto de encontro cultural promovendo intervenções e eventos da cultura local”, sublinha o MST.


Imagem em destaque: cena em uma das diversas feiras agroecológicas e da reforma agrária promovidas pelo MST no país. Foto: Pablo Vergara / divulgação MST




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =