Semana Célio Nori chama a atenção para a cidadania

Atividades culturais, ambientais e estudantis marcam programação que homenageia sociólogo vítima da covid-19; evento ocorre em Santos, de 5 a 8 de outubro


Do Fórum da Cidadania de Santos | De Santos (SP)

Criada para homenagear o legado do idealizador e fundador do Fórum da Cidadania de Santos, ocorre na cidade litorânea de São Paulo, até sábado, dia 8, a Semana da Cidadania Sociólogo Célio Nori.

O evento terá programação em dois pontos: um, mais central, na Estação da Cidadania de Santos, ponto de efervescência da cidade e região metropolitana da Baixada Santista. Outro, na periferia – na Associação de Moradores do Jardim São Manoel / Sementes das Palafitas.

São atividades culturais, ambientais, estudantis e comunitárias, com o objetivo de chamar a atenção não só para os problemas, como para soluções – as quais passam pela participação popular.

ABERTURA

A abertura da Semana Célio Nori é nesta quarta, dia 5 – por sinal, Dia Nacional da Cidadania, escolhido por ser a data de aniversário da Constituição (promulgada em 5 de outubro de 1988).

O “esquenta” começa às 17 horas, na Praça da Cidadania, área em frente ao prédio histórico da antiga Estação Sorocabana, onde fica a Estação da Cidadania.

A abertura oficial é às 18h30, com a presença de autoridades e de familiares de Célio Nori.

TAMBORES E FILME

Na abertura, apresentação dos jovens, e seus tambores, do Coletivo Querô.

Na sequência, a exibição do documentário “Colchão de Pedras”, seguido de debate mediado pelo advogado e procurador do município de Santos Luiz Soares de Lima.

“O filme reflete uma parcela da sociedade que não sabe lidar com a miséria humana e que, por causa disso, se cerca de ferramentas hostis para afastá-la de sua porta. Quando não consegue, usa o poder público para tirá-la da frente, nem que seja preciso a força bruta”, afirma o jornalista Carlos Ratton, roteirista e diretor do documentário.

ATÉ SÁBADO

Nos dias seguintes, até o encerramento, a programação inclui a exibição de outro documentário.

Trata-se de “Mulheres da Maré: qual a cor das palafitas”, documentário que faz parte do trabalho de conclusão de curso “Eu não tinha condições de pagar um aluguel decente: a política habitacional e urbana segundo a perspectiva da(s) mulher(es) negra(s)”, de Thais Helena Modesto Villar de Carvalho, do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista.

Outras atividades são:

– Visita monitorada, na Estação da Cidadania, sobre “Gestão consciente dos resíduos”, de responsabilidade do Coletivo Composta e Cultiva;
– Rodas de conversa sobre participação cidadã, com os/as representantes da Câmara Jovem e gremistas das estudantis, e sobre a importância dos conselhos
– Lançamento de Carta Aberta sobre envelhecimento saudável em Santos;
– Participação do Coletivo Linhas de Santos;
– Contação de “causos”, para lembrar Celio Nori, que era um excelente contador de histórias;
– Música com as cantoras Klebi Nori, Abecca e o cantor Luiz Cláudio.

Segundo a coordenadora geral da Organização da Sociedade Civil Concidadania, Marise Teixeira Cabral, a ideia é celebrar e promover ações e atividades que valorizem cidadãs e cidadãos de toda a região.

Acompanhe a programação completa pelos perfis do Fórum da Cidadania de Santos no facebook (aqui) e no instagram (aqui).

SOBRE CÉLIO NORI

Célio Nori morreu em 17 de maio de 2021, depois de quase um mês internado por complicações da covid-19.

Tinha formação em Ciências Políticas e Sociais, pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, especialização em Filosofia da Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba, e mestrado em Educação Física, pela Unicamp.

Atuou em cargos no Sesc Santos e foi secretário municipal de Esportes e vereador. Fundou o Fórum da Cidadania de Santos em 2002.


Imagem em destaque: arte de divulgação da Semana da Cidadania Célio Nori




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =