Projeto prepara estudantes para enfrentar avalanche da internet

Desenvolvido pela UEPB em escolas públicas de Campina Grande, iniciativa contribui para o letramento digital de adolescentes e jovens


Por Josineide Barbosa, da UEPB | De Campina Grande (PB)

Um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está levando a jovens de escolas públicas de Campina Grande conhecimento para enfrentar fenômenos como o da hiperinformação ou da desinformação, típicos da sociedade contemporânea.

O projeto – denominado “Competência em Informação e Práticas Científicas nas Escolas Públicas de Campina Grande – Coinfo Escola” – existe desde 2020. Mas, depois de adaptações provisórias por causa da pandemia de covid-19, agora retoma o percurso inicialmente previsto.

Por ora, as ações estão sendo empreendidas na Escola Cidadã Integral Itan Pereira.

A coordenadora do projeto, a bibliotecária Camile de Andrade, explica que no início o projeto empreendeu ações para ensinar os estudantes a realizar pesquisas na internet. Com o tempo, outras necessidades foram identificadas a partir das demandas que os próprios alunos traziam para a equipe.

OUTRAS TEMÁTICAS

Assim, temáticas sobre o ingresso na universidade, matrículas, bibliotecas, as vivências no ambiente acadêmico e outras questões, além da informação formal, passaram a fazer parte do planejamento do projeto.

“Muitas vezes encontramos esses alunos perdidos na avalanche da internet, e o ‘Coinfo Escola’ vem com ações de oficinas, exercícios, alguns jogos e metodologias que alcancem essas pessoas e ensinem os alunos a buscar informações de confiança na rede. Expandimos esse conhecimento para os alunos não só pensando em informação, não só visando o ensino formal, mas também o informal. Quando você vai para a universidade que tem os nichos de ensino, pesquisa e extensão e existem coisas que você só vai aprender na prática, eles se sentem inseguros, então a gente tenta desmistificar o ambiente da Universidade”, destaca Camile.

Ainda em 2022, o projeto pretende dar continuidade às ações em outras instituições, oferecendo parcerias e motivando a participação das escolas por meio das oficinas sobre temáticas da atualidade e inserções práticas de forma a contribuir socialmente com a vida dos estudantes.

Tal proposta contribui diretamente quer seja pelas ações desenvolvidas na escola, quer seja por meio do perfil do projeto nas redes sociais (@coinfouepb).

“Buscamos tirar as dúvidas deles sobre o ambiente acadêmico fazendo essa ponte entre escola e universidade, transcendendo aí os muros da academia dando essa devolutiva para a comunidade. Os alunos gostam muito e ficam muito curiosos para conhecer esse ambiente que é tão distante e ao mesmo tempo tão próximo”, ressalta a bibliotecária.

FORMAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS

Além da contribuição social para a vida dos estudantes das escolas atendidas, o “Coinfo” também atua na formação dos extensionistas, estudantes de graduação de cursos de licenciatura da UEPB que têm a oportunidade de integrar a equipe, vivenciar um pouco da experiência de sala de aula e aprimorar ou desenvolver suas competências informacionais.

É o que relata a estudante do curso de Geografia e extensionista, Josiete Batista: “O projeto impactou positivamente a minha formação, pois, foi através dele que eu pude entender a importância do letramento informacional, principalmente na sociedade atual com o excesso de informação na web, as quais nem sempre são relevantes para as nossas pesquisas”.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Itan Pererira, atendida pelo projeto, Daienne Gomes, o “Coinfo Escola” é importante, “pois faz com que os alunos tenham contato com o mundo acadêmico da universidade bem antes de ingressar nela”.


Imagem em destaque: charge compartilhada pelo projeto em seu perfil no instagram




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =