O cinema caiçara no Curta Santos

Serão exibidas 73 obras, entre elas o documentário “(Des)embarque”, que tem selo Rede Macuco. Oficinas também compõem a programação, online e gratuita


Por Lúcio Nunes e Rafaella Martinez, da LN Textos | De Santos (SP)

O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chega à sua 19ª edição em 2021, com transmissão online pelo Youtube (acesse aqui: @festivalcurtasantos), de 15 a 19 de dezembro, gratuitamente.

Serão exibidas 43 obras pela Mostra Oficial “Olhar Caiçara” e ainda outras 30 pelas Mostras Especiais, em um total de 73 produções.

Todos os filmes da Mostra Oficial Olhar Caiçara estarão disponíveis online durante os cinco dias do evento.

O público terá a oportunidade de escolher a melhor obra , por  meio  de  formulário  online  no  site www.curtasantos.com.br.

WEBSÉRIES E VIDEOARTE

Para contemplar de forma mais abrangente a atual produção audiovisual da região, além de curtas-metragens e videoclipes, também foram selecionadas pela curadoria obras em formato de webséries e videoarte.

“O Festival Curta Santos historicamente cumpre seu propósito em oferecer o livre e democrático  acesso à cultura. Esta identidade  que  construímos levou às 17 edições presenciais que já realizamos mais de 500 mil espectadores e exerceu papel fundamental para que Santos pudesse ter hoje o selo de Cidade Criativa do Cinema pela Unesco”, comenta o diretor executivo do festival, Ricardo Vasconcellos.

O diretor acrescenta que, neste momento, a opção por um festival ainda online visa não só garantir maior  alcance para a exibição das produções recentes (em  sua maioria também realizadas com as restrições  impostas pela  pandemia),  como também  fortalecer a articulação do movimento audiovisual da Baixada  Santista, visando à retomada em 2022, quando o Curta Santos completará 20 anos.

“Ao transformar esta 19ª edição em um evento colaborativo para  exercitarmos a escuta junto ao movimento audiovisual sobre suas próximas criações, mantemos o propósito  de  inovar a cada ano em nossas discussões e formatos de realização”, completa Vasconcellos.

——————————————–

Programação do Curta Santos

Quarta-feira, dia 15

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos, com inscrições prévias (https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao).

20h – Live de Abertura – “A cena do audiovisual da Baixada Santista e suas perspectivas”, com Dino Menezes, Pepyta Reis, Tammy Weiss, Leandro Olímpio e Monica Saraiva, com mediação de Ricardo Vasconcelos e Raquel Pellegrini.

21h30 – Transmissão inaugural da sessão com os filmes selecionados para a Mostra Oficial Olhar Caiçara – Disponível até as 14h de domingo (19)

Quinta-feira, dia 16

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual – Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.

20h – ‘Mostra Especial Pontes Criativas’ – Disponível até as 18h de domingo (19)

Sexta-feira, dia 17

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.

18h30 – Mostra Especial ‘Movimento Audiovisual da Baixada Santista (Mabs)’

20h – Bate-papo ‘Mostra Especial Mabs’

Sábado, dia 18

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.

19h – Bate-Papo ‘Mostra Especial Lumiar’, com Daniel Veloso e mediação de Dario Félix.

20h – ‘Mostra Especial Lumiar’ – Disponível até as 20h de domingo (19)

Domingo, dia 19

18h30 – Bate-Papo ‘Mostra Especial Doc de Domingo’

19h30 – Mostra Especial ‘Doc de Domingo’

20h30 – Encerramento e divulgação da ‘Melhor Obra’ da Mostra Oficial Olhar Caiçara por votação popular.

——————————————–

O documentário (Des)embarque, que tem selo Rede Macuco – realizado por Wagner de Alcântara Aragão, editor geral, e Nicole Zadorestki Caroti, colaboradora – foi selecionado e será exibido no Curta Santos.

A exibição ocorre neste link:

O filme traz histórias, pessoais e sociais, em torno da Rodoviária de Santos.

Diz a sinopse:

“O que a trajetória de Jayme Rodrigues Estrella Júnior, o Cebola, a luta pela democracia, a história da televisão e memórias afetivas outras têm em comum?

Todas elas (des)embarcam na Estação Rodoviária de Santos, uma das mais antigas em operação no país.

Com narrativas de Sandra Mara Nogueira Lisboa e José Pedro Nogueira Estrella, e relatos de Cláudio Mussi, Geraldo Oliveira Aragão, Elver Savietto, Danilo Alves da Conceição, Sérgio Pardal Freudenthal, Jaqueline Fernández Alves,  Júnior Brassaloti, Íris Geiger e Brenno Demarchi, tudo se entrelaça.”

O documentário fez parte do projeto cultural “Rodoviária de Santos, 50 anos de histórias”, contemplado na modalidade artes integradas do 8º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Prefeitura de Santos, com repasses do Fundo de Assistência à Cultura (Facult).

Além da obra audiovisual, o projeto, da categoria artes integradas, envolveu expressão oral (contação de histórias em roda de conversa remota) e visual (uma exposição de imagens no perfil @rodoviaria_historias, no instagram).

O documentário tem autoria de Nicole Zadorestki Caroti, co-direção, fotografia e edição; Wagner de Alcântara Aragão, co-direção, argumento e roteiro; e Gabriel Cordeiro Ramos, áudio.

O projeto contou ainda com a participação de: Thayná Santos, na curadoria de conteúdo na exposição virtual no instagram; Lindrielli Rocha Lemos, com pauta e pré-produção; e Pedro Otávio Cardamone Pinto Cordeiro, criador da logo e artes gráficas do material impresso de divulgação.


Imagem em destaque: arte de divulgação do Curta Santos



 

 



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =