Escola difunde a cultura do cacau no interior de São Paulo

Projeto de Etec em Monte Aprazível já envolveu mais de 200 estudantes, em dois anos, na região de São José do Rio Preto


Do Centro Paula Souza | De Monte Aprazível (SP)

Um projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Padre José Nunes Dias, no município de Monte Aprazível, está ajudando a diversificar a produção agrícola na região de São José do Rio Preto.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e com a Fatec Rio Preto, a Etec dedicou uma área de mil metros quadrados da escola para o plantio de cacau.

[Fatecs – Faculdades de Tecnologia – e Etecs são administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia do governo paulista]

Os maiores produtores da fruta no Brasil são os estados do Pará e da Bahia, mas cerca de cinco propriedades da região de São José do Rio Preto estão investindo na nova cultura.

“Estamos trabalhando na Etec para aprender e difundir tecnologia para o plantio do cacau”, explica o professor responsável pelo projeto na Etec, Antônio Donizetti Sonego.

O projeto começou em 2019 e já envolveu mais de 200 alunos dos cursos de Agropecuária e Meio Ambiente.

Como a planta precisa de sombra para sobreviver aos primeiros anos de cultivo, as mudas foram cultivadas junto a bananeiras e seringueiras – são cerca de 50 mudas, que dão frutos após três anos.

Além do cultivo da espécie, existem planos de transformar a região em polo de beneficiamento de cacau.

“A produção de São Paulo tem que ser beneficiada na Bahia para depois voltar para as indústrias locais”, explica Sonego.

O professor avalia que o mercado de cacau possa trazer muitas oportunidades para os alunos. “Queremos que nossos estudantes sejam difusores e consultores de tecnologia na cultura do cacau”, sublinha.


Imagem em destaque: reprodução de frame de reportagem sobre o projeto. Divulgação Etec de Monte Aprazível




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 8 =