Nanotecnologia é aliada em projeto que inova em fertilizantes

nanotecnologia no desenvolvimento de fertilizantes em pesquisa da Embrapa Florestas

Pesquisa desenvolvida na Embrapa Florestas, empresa pública, proporciona novos conhecimentos importantes para agricultura e silvicultura


Por Katia Pichelli, da Embrapa Florestas | De Colombo (PR)

Um dos problemas da agricultura brasileira envolve os fertilizantes: são fundamentais para atingir alta produtividade e rentabilidade mas, ao mesmo tempo, sua aplicação não é eficaz, com perdas principalmente por volatilização, lixiviação e baixa absorção.

Pensando nisso, a Embrapa Florestas tem investido em pesquisas para desenvolvimento de fertilizantes de liberação lenta, uma tecnologia que auxilia na melhor incorporação do fertilizante ao solo, evita o desperdício e pode reduzir custos ao produtor rural.

A nanotecnologia é um dos caminhos.

Um projeto, em parceria com a empresa Polli Fertilizantes Especiais, pretende desenvolver um revestimento com polímero biodegradável utilizando nanopartículas para recobrimento, proteção e liberação gradual de fertilizantes.

O projeto vai estudar o recobrimento de fertilizantes para promover sua liberação gradual.

Para isso, vai trabalhar com nanotecnologia envolvendo celulose de eucalipto, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio e alginato.

VIABILIDADE

Segundo o pesquisador Washington Magalhães, da Embrapa Florestas, “já temos resultados de pesquisas em escala de laboratório que demonstram a viabilidade. Agora, com este projeto, além de testar formulações, vamos dar escala e levar a campo, em diferentes cultivos agrícolas e florestais, e também analisar sua viabilidade econômica”.

A representante da Polli Fertilizantes Especiais, Thais Ramari, enumera alguns dos ganhos.

“Temos já um produto que, quando comparado com o convencional, tem solubilidade melhor e facilidade de movimentação em profundidade de solo, para atingir as diversas regiões do sistema radicular. Com a agregação das nanopartículas com a metodologia que a Embrapa Florestas vai estudar, pretendemos melhorar a ação e proporcionar benefícios que, hoje, o fertilizante convencional não apresenta.”

O polímero pode proteger, por exemplo, o potássio contra perda por lixiviação, ou o nitrogênio contra perda por volatilização.

“Isso acaba trazendo sustentabilidade ao sistema”, pontua a pesquisadora Francine Ceccon Claro, que vai desenvolver a pesquisa como parte de seus estudos de pós doutoramento. “Além disso, vamos trabalhar com matérias-primas biodegradáveis, o que torna o produto mais compatível com sistemas agrossustentáveis”, completa.

O QUE SÃO

Fertilizantes de liberação lenta, gradual ou controlada são constituídos de forma a liberar os nutrientes com uma velocidade inferior aos tradicionais, atrasando a disponibilidade dos seus compostos e, desta forma, também estendendo a sua disponibilidade.

Isso auxilia atender melhor às necessidades nutricionais da planta e a perda de nutrientes também é reduzida.

O projeto faz parte de uma série de pesquisas que a Embrapa Florestas tem desenvolvido dentro do conceito de biorrefinaria a partir de matéria-prima de base florestal.

Conforme ressalta Magalhães, “os plantios florestais podem ser fonte para inúmeros produtos e serviços, além dos já conhecidos, como papel e móveis. A partir desta matéria-prima, podemos desenvolver muitos produtos com o conceito de química verde, com uma matéria-prima renovável e sustentável”.


Imagem em destaque: eucaliptos, cuja celulose é base para a nanotecnologia em pesquisa da Embrapa Florestas. Foto: Rodolfo Bührer/Embrapa Florestas




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =