Férias de julho e pandemia: mesmo com a vacina, cuidados seguem indispensáveis

Confira as orientações do Comitê de Emergência para o Coronavírus da Universidade Federal do Espírito Santo


Da Ufes | De Vitória (ES)

O mais recente Boletim Informativo do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Universidade Federal do Espírito Santo (COE-Ufes) alerta: mesmo com o aumento no número de pessoas que estão sendo vacinadas, cuidados ainda precisam ser tomados.

[A advertência merece reforço em julho, período marcado por férias escolares e alguns recessos]

Os especialistas afirmam que a vacina é um componente muito importante para o controle da doença, mas, mesmo estando com algum grau de imunidade, qualquer pessoa pode ser infectada pelo novo coronavírus.

Isso porque a circulação do vírus ainda é intensa.

As quedas das últimas semanas se dão em cima de patamares de casos e de mortes muito elevados.

Assim, mesmo vacinado, é imprescindível manter o uso da máscara e o distanciamento social para que haja redução do risco de contágio, frisa o boletim.

O Comitê destaca que é fundamental que sejam asseguradas as condições de biossegurança em ambientes domésticos e profissionais.

As recomendações são:

  • Manter os espaços bem ventilados
  • Dispor, nos espaços (casa e outros), de acesso a água e sabão ou a álcool em gel para higienizar as mãos
  • Uso de máscara, corretamente
  • Manter distanciamento físico
  • Não ter aglomerações

O Comitê ressalta a necessidade da vacinação contra a Influenza (gripe), para os grupos que têm direito a esse imunizante.

E frisa a importância de cuidados com a saúde mental de cada um de nós e o apoio àqueles que estão em nosso convívio social.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente e está disponível para consulta no site <https://coronavirus.ufes.br/>, onde há notícias e outras informações úteis para viver nestes tempos de pandemia.


Imagem em destaque: distribuição de máscaras no metrô de Salvador. Foto: Paula Góes/Governo da Bahia



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =