Curtaflix: 293 curtas para curtir até 17 de abril

Festival reúne obras independentes, divididas em 63 sessões online, gratuitas. Mesmo depois do evento, filmes ficarão disponíveis por um ano


Da Trapézio Produções Culturais | De São Paulo (SP)

O Curtaflix é um festival online de curtas metragens. Mas não é um festival comum.

Entre os dias 8 e 17 de abril de 2021 serão 63 sessões de curtas – são três sessões criadas por cada uma das 21 pessoas convidadas especialmente para a curadoria do Curtaflix.

Elas ficarão disponíveis durante um ano.

A missão da curadoria foi selecionar filmes que já estão disponíveis on-line e aproximá-los a partir de percepções únicas, por isso mesmo especiais.

As sessões do festival são gratuitas e não precisam de cadastro, senha ou download.

O objetivo do projeto é trazer visibilidade para os filmes curtos, que já fazem parte da tradição entre os cinéfilos e pessoas que trabalham com audiovisual, mas não atingem um público mais geral e diversificado.

“Desejamos que os curtas sejam vistos de uma nova forma, trazendo novos públicos, novos olhares e, quem sabe, até novos interesses comerciais”, afirma texto de divulgação.

O texto segue: “A partir de uma enorme oferta de conteúdo audiovisual existente na internet, a aposta do Curtaflix foi investir na divulgação de obras maravilhosas, pérolas perdidas neste mar virtual repleto não só de informações, mas de obras artísticas que muitas vezes passam despercebidas. Acreditamos na qualidade de nossas produções e no potencial que elas têm de alcançar outros públicos”.

O Curtaflix é realizado pela Trapézio Produções Culturais, que produziu durante cinco anos o Cinefest Gato Preto (festival de curtas de Lorena), que idealizou o FICSU (Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba) e o Soy Loco Por Ti Juquery, festival de artes de Franco da Rocha.

A Trapézio existe desde 2008 e também já realizou diversos filmes, como “azul vazante”, de Julia Alquéres, “Menina-Seta”, de Camila Tarifa, “Gaiola”, de Victor Fisch e “(R)existir”, de Guilherme Licurgo e Otávio Pacheco.

O Curtaflix é um projeto criado especialmente para a Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial à cultura. Foi contemplado pelo edital Proac [Governo de São Paulo] Aldir Blanc.

A proposta do festival é dar visibilidade para as pessoas que são curadoras. Essas são pouco conhecidas, embora sejam fundamentais. Elas não apenas selecionam filmes para mostras e festivais, mas dão sentidos específicos para cada conjunto de filmes.


Imagem em destaque: reprodução da página inicial do Curtaflix


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =