Democracia digital: o que isso significa (ou deveria) na prática

Boletim do Ipea, fruto de trabalho de servidores públicos de carreira, traz análises sobre experiências dentro e fora do Brasil


Da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea | De Brasília (DF)

Democracia digital e pandemia de covid-19 no Brasil são os temas centrais da nova edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi), apresentada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Diferentemente das edições anteriores, em sua maioria dedicadas a um tópico específico, o boletim nº 25 tem formato misto, em que parte dos 11 artigos compõe um dossiê temático sobre democracia digital e outro bloco trata de questões relacionadas aos impactos do novo coronavírus no país.

O dossiê sobre democracia digital, organizado pelo pesquisador do Ipea João Cláudio Basso Pompeu, conta com cinco artigos de autores do próprio Instituto, de universidades e de outras instituições.

O primeiro artigo, escrito por Sivaldo Pereira da Silva, intitula-se “Características e tendências da pesquisa empírica em democracia digital no Brasil: métodos, instrumentos e abordagens”. Trata-se de um levantamento do atual estágio de desenvolvimento das pesquisas sobre democracia digital no Brasil, com foco nos estudos de caráter empírico.

O segundo artigo, assinado por Rafael Sampaio, Christiana Freitas, Nilton Kleina, Djiovanni Marioto, Bruno Nichols, Tiago da Silva, Murilo Alison, Gabriel Bozza e Victor Hausen, intitulado “Democracia digital no Brasil: mapeamento e análises de artigos publicados em periódicos entre 1999-2018”,também realiza um estudo bibliométrico sobre a produção acadêmica em democracia digital.

O artigo “Dados abertos governamentais: usuários e apropriações sociais no Brasil”, escrito por Maria Dominguez, busca identificar os usuários dos dados abertos governamentais no Brasil. Para tanto, a autora aplicou um questionário em grupos no WhatsApp, Telegram e Instagram que se dedicam a esses usuários. A autora conclui que a atuação de usuários altamente especializados beneficia os cidadãos brasileiros, a partir do acesso à informação, da geração de conhecimentos e da possibilidade de acompanhar e monitorar os negócios públicos.

Escrito por Daniel Pitangueira de Avelino, Igor Ferraz da Fonseca e João Cláudio Basso Pompeu, o artigo “Políticas públicas de democracia digital no governo federal: individualização da cidadania?” realiza um mapeamento de iniciativas de democracia digital no governo federal, com ênfase nos processos de individualização da participação dos cidadãos. Apesar de avanços, os autores apontam que está em curso uma mudança no paradigma participativo, em que formas coletivas de participação parecem dar lugar a uma relação direta entre o Estado e os indivíduos, que são vistos sob a ótica de “clientes”.

O dossiê temático é concluído com o artigo “O uso de tecnologia da informação para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”, escrito por João Cláudio Basso Pompeu, Sivaldo Pereira da Silva, Daniel Pitangueira de Avelino e Igor Ferraz da Fonseca. O texto faz um levantamento de experiências internacionais de uso de tecnologia para o enfrentamento à pandemia (especialmente em países asiáticos) e realiza um exercício relacionado à potencial adequação dessas ferramentas tecnológicas à legislação brasileira.

Acesse aqui o boletim, na íntegra, livre para ser baixado e compartilhado.


Imagem em destaque: versão impressa do boletim do Ipea


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =