Preferência por ritmos intensos de música tem efeitos no nível de bem-estar

A relação de gêneros como heavy metal, rock, punk e outros e sentimentos como estresse, ansiedade e depressão foi tema de pesquisa que acaba de ser concluída


Por Notícias UFMT | De Cuiabá (MT)

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). em parceria com outras instituições de ensino internacionais, exploraram os efeitos indiretos da preferência por ritmos musicais intensos, como rock, heavy metal, punk, entre outros, na saúde mental, em pesquisa que acaba de ser publicada em revista internacional.

Muitas pesquisas já exploraram a relação entre a preferência por música intensa e saúde mental. No entanto, os resultados, até agora, não mostravam se essa preferência predizia direta ou indiretamente a saúde mental.

Para verificar a natureza dessa relação, o estudo “Indirect effects of preference for intense music on mental health through positive and negative affect” foi realizado e os resultados publicados este mês na revista Psychology of Music.

A metodologia da pesquisa consistiu na aplicação de questionários que foram distribuídos por meio das redes sociais.

As perguntas utilizaram escalas para avaliar o nível de satisfação com a vida, afetos positivos e negativos, além da Escala de Avaliação de Estresse, Depressão e Ansiedade (DASS), Escala Abreviada de Preferência Musical (STOMP), utilizando o fator chamado música intensa, e um instrumento de avaliação do neuroticismo (estabilidade emocional).

No total, o estudo contou com a participação de 268 usuários, na faixa etária de 18 a 63 anos.

Para o professor do Departamento de Psicologia da UFMT e um dos autores do estudo, Renan Monteiro, a pesquisa tem motivação no impasse existente na literatura sobre o papel da música na saúde mental, alguns estudiosos apontam influência, outros não.

“O que nós fizemos foi testar se a preferência por ritmos intensos se relaciona de maneira direta ou indireta com a saúde mental, verificando o papel mediador dos afetos”, explica.

CONCLUSÕES

“Nós concluímos que a preferência por ritmos musicais intensos, como o heavy metal, rock, punk, entre outros, pode influenciar a saúde mental, mas de maneira indireta, através dos afetos negativos, que são a tristeza, raiva, preocupação, etc. Ouvir música intensa frequentemente é um processo cumulativo que pode aumentar os afetos negativos e diminuir os afetos positivos, podendo ter repercussão na nossa saúde mental”, esclarece o pesquisador.

SEM GENERALIZAR

Apesar da recente descoberta, o docente ressalta que a pesquisa não deve abrir precedentes para generalizações, mas caminho para novas análises que abordem variáveis não exploradas pelo referido estudo e que possam contribuir para o entendimento dos efeitos da música na saúde mental. “No artigo, discutimos algumas possibilidades, uma delas é estudar pessoas que são fãs desses ritmos [música intensa], porque a nossa amostra foi composta por pessoas em geral”.

INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA VIDA

Sobre os impactos da descoberta, Monteiro destaca que além de contribuir para a antiga discussão da influência da música na vida das pessoas, o estudo também serve aos profissionais da psicologia. “Do ponto de vista clínico, os nossos achados podem ajudar psicólogos que trabalham com intervenções relacionadas a música, verificando como as pessoas a utilizam para a regulação emocional”, acrescenta Renan.

Também contribuíram para o trabalho o estudante de graduação em Psicologia da UFMT, Wilker Andrade; Carlos Pimentel, da UFPB; Gabriel Coelho, da University College Cork, na Irlanda; e Roosevelt Vilar, da Massey University, na Nova Zelândia.

Mais informações e sobre outros trabalhos, acompanhe pelo site ou pelo instagram do Laboratório de Instrumentação Psicológica da UFMT.


Imagem em destaque: ilustração de matéria de divulgação do estudo, da UFPB


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 2 =