A arte sul-matogrossense vai ecoar pela internet

Festival Mais Cultura, da UFMS, ocorre até 25 de novembro, com ampla programação virtual. Confira as atrações


Por Leticia Bueno, da UFMS | De Campo Grande (MS)

De 16 a 25 de novembro ocorre a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos.

O Mais Cultura é promovido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Envolve todos os campi e unidades da UFMS, o que dá a oportunidade da comunidade acadêmica tirar um tempo em meio as suas tarefas diárias para apreciar e aprender com uma programação meticulosamente escolhida, sempre rica em atividades diversas.

Tudo será transmitido ao vivo para toda a comunidade interna e externa.

  • Os links para as atividades do Festival Mais Cultura serão informados por meio do site e das redes sociais da UFMS; acesse aqui.

“O mais importante para a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte é que as pessoas vivenciem arte na sua vida cotidiana e universitária, e o Festival Mais Cultura é essa janela que a gente abre para entrar muita arte durante um período do ano na vida das pessoas”, declara o pró-reitor Marcelo Fernandes.

O dirigente universitário acrescenta: “A gente procura diversificar as linguagens e estilos oferecidos, e sobretudo priorizar a arte com a qual as pessoas têm menos contato, então nessa edição nós temos a arte do século 16 tocada no alaúde, por exemplo, que era um instrumento super famoso na época e que hoje não é nada famoso. Esse é um desafio da Universidade hoje, congregar tradição com a vida cotidiana, e o Mais Cultura tem sempre essa proposta.”

Em 2020, por conta das limitações impostas pela covid-19, o Festival foi repensado para que não deixasse de acontecer.

PROGRAMAÇÃO

Todas as manhãs dos dias 16 a 20, estudantes previamente selecionados terão espaço garantido para recitar poesias ou tocar instrumentos musicais nas salas de aula virtuais.

A ideia é que, por pelo menos cinco minutos, tanto professores quanto universitários possam apreciar música e literatura de qualidade.

Uma característica forte do Mais Cultura é surpreender os servidores com pequenas sessões musicais ou teatrais dos diversos grupos da Universidade. Por mais que o Festival esteja sendo feito on-line, isso não mudará.

Às 16h dos dias 16, 17 e 18 serão realizados espetáculos ao vivo no Teatro Glauce Rocha com transmissão para os servidores das unidades administrativas, que poderão apreciar e interagir com os artistas através do chat.

FINAL DE TARDE, INÍCIO DA NOITE

Durante a semana, às 18h, serão realizados espetáculos de teatro, balé, circo, dança e cordel.

Às 19h, o Mais Cultura abriga a programação do 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande: entre alaúdes e violas.

Já a faixa das 20h é voltada ainda mais para a música antiga.

O professor Ibaney Chasin, do departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ministrará uma palestra.

Haverá também espetáculos de música Elisabetana para alaúde e estilos ponteados e rasgueados dos séculos XVI e XVII, e repertórios para instrumentos de cordas dedilhadas dos séculos XVIII e XIX.

FIM DE SEMANA

No fim de semana, o Autocine UFMS terá sessões escolhidas para complementar o Mais Cultura, única parte da programação que não será on-line. Dos dias 23 a 25 de novembro, será realizado o Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com exibições gratuitas e abertas ao público de mais de 30 obras audiovisuais, entre filmes, curtas-metragens e cinema indígena regional.

Chame os amigos e a família e compareça para prestigiar a arte e a cultura sul-mato-grossense. Mesmo que virtual, sua presença é muito importante.


Imagem em destaque: arte de divulgação do Festival Mais Cultura


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =