O povo de Manaus em Corrida e Caminhada #ComOsRefugiados

Atividade neste domingo, dia 9, na capital do Amazonas tem o objetivo de reiterar a solidariedade para com os imigrantes venezuelanos

Do Acnur | De Brasília (DF)

Para estender a recepção e a solidariedade amazonense à população venezuelana e promover uma maior interação dos manauaras com refugiados e migrantes vindos do país vizinho, a Prefeitura de Manaus e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promovem no próximo domingo, dia 9, a primeira Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados.

Além dos brasileiros, o evento contará com a participação de mulheres, homens e crianças venezuelanas que, após enfrentarem difíceis trajetórias de sua terra natal até a capital amazonense, estão estabelecidos na cidade e reconstruindo suas vidas com segurança e dignidade.

A partir das 7h da manhã, os participantes farão o tradicional percurso de 5 km do Parque Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital amazonense. A concentração e a largada serão nas proximidades do anfiteatro.

As inscrições estão abertas desde esta quarta-feira, dia 5, no site da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Serão 1,5 mil vagas, sendo 200 destinadas para servidores da Prefeitura de Manaus e cem para pessoas com deficiência.

  • Acesse www.semjel.am.gov.br para se inscrever e participar da Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados

O kit do participante, contendo camisa e número de peito, será entregue no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, zona Centro-Sul, na sexta-feira (dia 7), das 9h às 16h. Os participantes que completarem o percurso ganharão medalhas personalizadas.

ALIMENTOS E ARTESANATO

A Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados também vai coletar alimentos para os venezuelanos acolhidos nos abrigos da Prefeitura e da Cáritas Arquidiocesana. Esses centros de residência têm o apoio do Acnur e seus parceiros. O kit dos participantes será entregue mediante a doação de uma cesta básica composta por 1 kg de arroz, 1 kg de feijão, um pacote de 500g de macarrão, um pacote de 400 g de leite e um pacote 400 g de café.

No local do evento, serão montadas tendas para a venda de artesanato venezuelano, confeccionado por indígenas Warao e também por não indígenas – todos residentes em Manaus. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade também fará distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais.

Durante a Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados, o Acnur terá uma tenda para que o público conheça melhor a vida em campos de refugiados. Por meio de um óculos de realidade virtual (tecnologia conhecida pela sigla em inlgês VR), o público poderá explorar este ambiente e entender como as pessoas, especialmente as crianças, lidam com situações de extrema vulnerabilidade.

ACOLHIMENTO EM MANAUS

Com a crescente chegada de venezuelanos à capital do Amazonas, tem aumentado a atuação da Prefeitura de Manaus e de organizações internacionais, como o Acnur, União Europeia, Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na proteção das famílias que buscam a cidade como refúgio. Atualmente, o Executivo municipal mantém três casas de acolhimento localizadas nos bairros Coroado, Alfredo Nascimento e Centro, com aproximadamente 600 pessoas.

Estima-se que 3 milhões de venezuelanos já tenham saído de seu país de origem desde 2015. No Brasil, as autoridades relatam a entrada de mais de 176 mil venezuelanos em 2017 e 2018. Aproximadamente 90 mil saíram do território brasileiro, o que indica que cerca de 85 mil permanecem no país. De acordo com a Polícia Federal, em torno de 65 mil venezuelanos já solicitaram o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil. Desses pedidos, 8 mil foram registrados em Manaus.

Em setembro de 2018, a Prefeitura de Manaus recebeu mais 180 venezuelanos não indígenas pelo Plano de Interiorização do Governo Federal. Por meio do acolhimento, os refugiados recebem alimentação, produtos de higiene e de limpeza, atendimento de equipe técnica (assistente social, psicólogo, sociólogo, saúde, educação).

Foi apresentado pelo município o Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano que contempla o atendimento com a aquisição de alimentos, produtos de higiene, limpeza, manutenção do espaço, contratação de pessoal e aluguel de dois veículos. O Governo Federal sinalizou positivamente com o repasse de R$ 20 mil reais/mês para cada grupo de 50 pessoas.

HISTÓRICO

Os primeiros registros de venezuelanos em Manaus foram feitos em dezembro de 2016, com a chegada de indígenas Warao à cidade. Iniciativas de assistência tiveram início em janeiro de 2017, com a identificação da população Warao pelos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da pasta municipal dos direitos humanos.

Com o expressivo número de mulheres e crianças em situação de rua no Terminal Rodoviário da Cidade, intensificaram-se as reuniões interinstitucionais, em acordo com as recomendações do Ministério Público Federal (MPF). Ao longo do processo, o ACNUR forneceu apoio técnico à Prefeitura e ao governo do estado, financiando reformas de abrigos para melhorar a qualidade de vida da população venezuelana.

Em maio de 2017, foi assinado o Decreto 3.689, que declara situação emergencial social no município de Manaus, devido ao intenso processo de migração dos indígenas da etnia Warao, acampados em área pública e submetidos a circunstâncias de risco pessoal e social. A medida agilizou a liberação de recursos para o atendimento às famílias.

No final de 2017, todas as ações relativas a venezuelanos foram integralmente assumidas pela Prefeitura. Assim que os migrantes chegam a Manaus, passam por uma triagem e são encaminhados para uma das casas de acolhimento.

Imagem em destaque: Com a ajuda de sua mãe, a pequena Dorca, aluna Warao, prepara-se para ir ao Centro Municipal de Educação Infantil, em Manaus. Foto: Acnur/João Paulo Machado


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =