Em todos os cantos do país, atividades celebram a Consciência Negra

Data há 15 anos integra nacionalmente calendário escolar e, desde 2011, uma lei federal oficializou o 20 de novembro como o dia em memória da história dos negros no Brasil

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De São Paulo (SP)

Desde a semana passada e até o final de novembro, uma série de atividades artísticas, políticas e escolares, em todas as partes do Brasil, celebram a memória e cultura dos negros no país.

São as comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro – incluído nacionalmente no calendário escolar há 15 anos, e tornada data comemorativa oficialmente há sete, por meio da lei federal 12.519/2011, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

Mas a instituição da data em alguns estados e municípios é ainda mais remota. Desde 1995, por exemplo, o 20 de novembro é celebrado em diversas cidades de Alagoas.

Atualmente, em mais de 1 mil municípios o Dia da Consciência Negra é feriado.

AGENDA DE COMEMORAÇÕES

As atividades comemorativas não se restringem apenas ao dia 20. Tanto que cada vez mais se diz “Mês da Consciência Negra”, afinal há programações em várias semanas no decorrer de novembro.

Entre eventos já em andamento e outros agendados, há mostras de filmes, artes cênicas, exposições, feiras de artesanato, encontros de economia solidária, debates, mobilizações e diversas outras formas de manifestações.

Selecionamos algumas, confirmadas até o fechamento desta matéria. Mas certamente aí na sua cidade você encontra uma atividade para participar:

Quer saber um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra? Este breve texto aqui explica.

E esta reportagem aqui da BBC Brasil traz a história de seis personagens que lutaram contra a escravidão no Brasil.

  • Siga a @redemacuco no twitter e acompanhe a atualização da agenda de eventos pelo dia e mês da Consciência Negra

Imagem em destaque: Lagoa Encantada da Serra da Barriga, núcleo do Quilombo dos Palmares. Foto de @waasantista


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =