Um mapa que ajuda a encontrar os arraiás do Brasil

Já são 140 festas juninas identificadas, em todas as regiões do país. Mas as quermesses e festejos dos gêneros são tão tradicionais e populares que ocorrem em número bem maior do que a quantidade mapeada

Da Agência Notícias do Ministério do Turismo | De Brasília

Quer saber onde serão realizados alguns dos mais prestigiados arraiás do país? O Ministério do Turismo (MTur) vai dar uma mãozinha com o lançamento do Mapa de Festejos Juninos, que traz as datas de cerca de 140 festas que ocorrerão de junho até o início de julho em todos os estados brasileiros.

O mapa traz informações dos festejos juninos registrados na Calendário Nacional de Eventos do MTur. São comemorações a Santo Antônio, São João e São Pedro, que ocorrem de norte a sul do Brasil.

Estão no mapa festas dos mais diversos estilos, desde as tradicionais com danças de quadrilhas e shows musicais com forró e outros ritmos regionais, no Nordeste; passando pelo arrasta pé urbano, como muitos realizados no Sudeste; até aquelas que resgatam tradições da cultura brasileira como o bumba meu boi, no Maranhão, e o boi bumbá, no Pará.

A Agência de Notícias do Turismo vai produzir conteúdo também das principais festas que geram fluxo turístico no país. Depois do Maior São do Cerrado, no Distrito Federal, e do Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte, festas realizadas em maio, a temporada de junho foi aberta no dia 1º com o São João de Caruaru, em Pernambuco.

[Vale ressaltar que a quantidade de arraiás e quermesses pelo Brasil vai muito além daquela identificada no mapa. O serviço não conta, por exemplo, com a Quermesse do Morro da Nova Cintra, em Santos, a mais tradicional do litoral paulista; também não estão os festejos de Areia Branca, Sergipe; nem as pequenas festas das milhares de paróquias país adentro].

Imagem em destaque: o São João de Caruaru, ano passado. Foto de Geyson Magno


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waasantista@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =