As plantas que beneficiam a saúde das mulheres

Fitoterapia combate efeitos da tpm, menstruação, cólicas e menopausas. Especialista explica quais são as espécies mais recomendadas para cada caso

Por Luciana Console, do Brasil de Fato | De São Paulo

Algumas plantas medicinais podem ser usadas para ajudar a lidar com a saúde das mulheres, que vêm buscando na fitoterapia cada vez mais bem estar e saúde. É o que constata a presidenta da Associação Paulista de Fitoterapia, Vanderli Marchiori.

“O uso das plantas medicinais vem sendo cada vez mais resgatado, porque isso é um resgate à nossa tradição, à toda nossa cultura de tratamento de sintomas de algumas doenças”, afirma a especialista.

Para a fitoterapeuta, os momentos em que as mulheres mais procuram plantas para é durante a menopausa e o climatério. O chá da planta amora miura é indicada para o período. Para aliviar a sensação do calor intenso comum na menopausa, a especialista dá a dica consumir chá de hortelã morno.

Durante a tensão pré menstrual, além do emocional ficar mais aflorado e alterações de humor acontecerem com frequência para muitas mulheres, sintomas físicos como inchaço corporal e prisão de ventre também são comuns, explica Vanderli. “A tpm é exatamente o oposto da menopausa, é o excesso de hormônio. E esse excesso está produzindo esses desconfortos tanto emocionais quanto fisiológicos”.

A fitoterapeuta indica para esse período o óleo da semente de prímula. Ele ajuda a regular o ciclo menstrual e a reduzir alguns sintomas como inchaço, dor de cabeça e irritabilidade se for utilizado por um período de pelo menos três meses. É encontrado em farmácias de manipulação, porém Vanderli alerta que a mulher precisa se consultar antes com um profissional para saber a dosagem e o período exato para ela.

TAMBÉM PARA A TPM

Outra planta medicinal indicada para a tpm é a quina, que ajuda nos quadros mais emocionais e em cólicas. Ela pode ser consumida em chá ou em cápsula.

“Na realidade o nome técnico dela é gentiana lutea e ela tem um papel bastante importante no controle hormonal. A gente percebe o resultado desse equilíbrio porque existe um controle emocional muito maior , muito menos lágrimas durante a tpm, menos inchaço e seguramente quase nenhuma cólica no dia da menstruação e nos dias que antecedem, e o fluxo de sangue é muito facilitado.”

O capim cidreira também é uma das ervas que pode ser usada para a saúde das mulheres, atuando principalmente quando a irritabilidade fica mais forte. Já para quadros de inchaço e prisão de ventre, Vanderli sugere o chá de cavalinha ou cabelo de milho, que são plantas bastante diuréticas. A cavalinha ainda é antiinflamatória e pode ajudar nos momentos de cólicas, assim como a losna, de nome científico artemisia absinthium.

CONFERIR O NOME CIENTÍFICO

O nome científico é um dos itens a serem observados na hora de adquirir uma planta medicinal para não correr o risco de comprar a errada, a especialista ainda faz um alerta:

“As pessoas acham que porque é natural não faz mal e não é assim, porque nós temos doses tóxicas e dose letal de algumas plantas, tanto é que a Anvisa discorre sobre isso também. Além disso nós temos a outra questão que é quem indica. Então hoje a maioria das pessoas vai por auto indicação ou por indicação de amigos.”

A fitoterapeuta ainda sugere o uso de plantas para auxiliar no aumento de energia, por conta da rotina extenuante que a maioria das mulheres são submetidas na sociedade atual. O guaraná e o ginseng possuem efeitos estimulantes e podem ser consumidos sem grandes riscos pelas mulheres, melhorando sua energia para seguir na luta diária.

Imagem em destaque: gentiana lutea. Foto extraída do Brasil de Fato


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waasantista@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =