SUS passa ter mais práticas de medicina alternativa

Depois de anos de luta, enfim mais dez procedimentos baseados em conhecimentos populares vão ser oferecidos em unidades básicas de saúde de todo o Brasil

Por Emilly Dulce, do Brasil de Fato

Dez novos procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos populares estão oficialmente incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a partir deste mês. Agora, somam-se agora 29 práticas de medicina integrativa e complementar na saúde pública brasileira.

Os serviços vão ser oferecidos em 9,3 mil unidades de saúde em 3,1 mil municípios brasileiros.

[O Ministério da Saúde não divulgou a partir de quando. A Rede Macuco orienta ao leitor/leitora interessado que entre em contato com a Ouvidoria do SUS em seu município para obter informações sobre sua localidade]

Os tratamentos são voltados para a atenção básica, ou seja, prevenir a doença antes que ela comece a existir.

Os novos serviços ofertados pelo SUS incluem a apiterapia (que usa produtos fabricados por abelhas como o pólen, o própolis e o mel), a aromaterapia (modalidade que extrai óleos essenciais de plantas) e a cromoterapia (que usa as cores para equilibrar o organismo e tratar doenças), entre outros.

PRÁTICAS DO POVO

Aliada aos métodos da medicina tradicional, as práticas integrativas promovem a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, como destaca a experta Edinaldo Correia Novaes, do Coletivo Nacional de Saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Além de serem práticas não invasivas e econômicas, não vão contra o bem estar da população e do povo. São práticas que vieram do povo, então nada mais justo do que elas estarem a serviço do povo e reconhecidas pela instituições científicas, como o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde”, afirma.

Por ano, quase cinco milhões de brasileiros procuram pelos métodos alternativos. Segundo o Ministério da Saúde, das 19 terapias que já eram oferecidas, a mais solicitada até hoje é a acupuntura.

LONGA LUTA

O médico sanitarista Heleno Corrêa Filho, professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lembra que as técnicas integrativas são milenares e mais velhas que a própria medicina moderna. Por isso, ele defende que o atendimento dessas práticas não se limite à classe médica.

“Foi uma longa luta, por exemplo, para que o Conselho Federal de Medicina e os conselhos regionais reconhecem práticas como homeopatia e acupuntura e, quando essas especialidades foram oficialmente credenciadas para médicos, passou a haver uma competição corporativa para que somente médicos executassem essas práticas”, diz.

Edinaldo, do MST, concorda. “O nosso Sistema Único de Saúde tem que se permitir conhecer mais a população que tem domínio dessas práticas, porque muitas vezes só permitem quem tem o conhecimento mais científico através das universidades e graduações”.

REDUÇÃO DE VERBAS AMEAÇA APLICAÇÃO

A medida é positiva por trazer mais reconhecimento às práticas complementares, mas, para Heleno, ela deve ser vista com muita cautela. Ele destaca a redução de verbas para o SUS e o congelamento do orçamento até 2036 [impostos pelo governo golpista], afirmando que o objetivo do governo é o de sucatear o sistema de saúde para incentivar sua privatização.

“Ela é uma medida tomada sem maiores consultas e sem maiores explicações, como todas as medidas que esse governo faz, para um cavalo de tróia, porque certamente junto com essa medida vem outras coisas que o governo está fazendo, como credenciar planos populares de saúde para tomar dinheiro de pobre”, completa.

O ato de inclusão das novas terapias foi assinado na abertura do Primeiro Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, no dia 12 de março.

Imagem em destaque: aromaterapia. Do site do Brasil de Fato


GOSTOU DA REDE MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =